Com SAW e Elevate já confirmadas nos playoffs à entrada para a derradeira semana, ficou-se hoje a conhecer o restante top 4 do VCL Portugal: Tempest.
SAW e Elevate já não perdiam a tão desejada vaga nos playoffs da principal competição nacional de VALORANT, servindo a última semana apenas como cumprimento de calendário e seeding. Apesar desta confirmação que já estava garantida há algumas jornadas, havia ainda duas vagas por apurar com três equipas em jogo.
EX0TIK, FTW Leça e Impulse GW entraram obrigadas a vencer na semana da 13ª e 14ª jornada. Logo na jornada 13, a espanhola EX0 garantiu a sua vaga, vencendo para esse efeito a Hurricane of Feathers, equipa que já estava eliminada.
Impulse GW também cumpriu e deu um upset à Elevate, mas, e apesar da FTW Leça FC ter perdido com a GTZ, só seria mesmo na última jornada que as contas ficariam fechadas. Isto porque no confronto direto a fénix levava vantagem e uma vitória contra uma derrota da IGW mudaria as contas.
Com esta informação, a Impulse entrou para a derradeira jornada com a obrigação de vencer, algo que aconteceu, tal como a EX0, contra a HOF Esports. A IGW garantiu assim as vitórias necessárias para subir à 3ª seed e afastar-se da FTW que acabou por jogar um jogo de despedida frente à FUZOS a contar apenas para calendário, num duelo que decorre neste momento.
SAW, Elevate, Impulse GW e Ex0Tik Gaming garantiram assim o acesso à fase de playoffs do 1º split de 2024 do VCL Portugal: Tempest. FTW Leça FC e FUZOS ficaram na 5ª e 6ª posição, selando a sua participação no Split 2 da competição. Menos sorte tiveram GTZ Esports e Hurricane of Feathers que vão ter de jogar a relegation pela permanência na liga.
A fase de playoffs joga-se a partir do dia 2 de março e culmina na grande final do VALORANT Challengers Portugal no dia 9 de abril.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.