O futuro está cada vez mais sombrio para os jogadores que valorizam ter posse dos seus jogos. A Ubisoft parece estar certa que esse período está a caminho do fim e que os alugueres, ou serviço de streaming, são o futuro.

Não faltam dramas recentes que envolvem a perda de acesso a conteúdos por parte dos consumidores nas maiores plataformas de videojogos do mundo. Sejam as rotações de jogos nas subscrições, o fim de licenças nas lojas digitais ou a remoção de conteúdo pago diretamente das bibliotecas dos jogadores, 2023 mostrou que se não temos uma cópia física, nunca temos realmente posse de um videojogo.

Por muito distópica que pareça a ideia de que as nossas compras não são nossas, essa é mesmo a ideia de algumas das maiores marcas. A Ubisoft é uma destas empresas que pretende caminhar na direção de um mundo onde todos os videojogos sejam “alugados”.

Esta ideologia ficou bem vincada numa entrevista que o diretor de subscrições da empresa, Philippe Tremblay, deu ao gamesindustry.biz. Naquela que deveria ser uma conversa sobre o rebranding da subscrição Ubisoft+, ficou a conhecer-se mais dos planos a longo prazo da empresa.

Philippe considera que os jogadores estão demasiado habituados a ter posse dos seus videojogos, e que uma mudança no consumo tem de acontecer. Comparou mesmo a indústria dos videojogos ao que aconteceu com o fim da “moda” dos DVDs: “Uma das coisas que vimos é que os jogadores estão habituados, um pouco como nos DVDs, a ter e ser donos dos seus jogos. Esta é uma mudança que tem de acontecer no consumidor. Eles aceitaram não terem a sua coleção de CDs ou de DVDs. Esta transformação tem sido mais lenta [nos jogos].

O representante da Ubisoft acredita que o futuro passará pelo aluguer dos videojogos através dos serviços de subscrição, como o Ubisoft+ Premium, ou através das plataformas de streaming em que jogamos os jogos diretamente de servidores dedicados.

As declarações de Philippe Tremblay não estão a cair bem entre a comunidade gamer que viu os efeitos de não ter controlo das suas compras nos últimos meses.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB