A Team Iris foi criada com o objetivo de congregar as comunidades LGBTQIA2+ da Twitch em Portugal.
A iniciativa partiu do Eevoh um streamer de variedade com foco em jogos de terror e Drag Queen. Juntamente com a Miss Cookie Doe e com a Marge Mellow decidiram avançar com a “Íris”.
Esta ideia partiu da necessidade de criar um grupo inclusivo no espaço português da Twitch onde é difícil encontrar Streamers Nacionais dado o número de utilizadores da plataforma. Para além de já ser difícil encontrar criadores portugueses, a tarefa complica-se ainda mais para as minorias LGBTQIA2+ por serem um, segundo palavras próprias “caso mais niche”.
Apesar de já ser possível atribuir e pesquisar por Tags, os criadores da iniciativa revelam que ainda não é suficiente. Citando o Eevoh: “Eu queria encontrar pessoas que vivem no meu País ou se relacionam de alguma forma com as nossas experiências sendo Portugueses.“
Uma nova perspectiva! O teu cantinho colorido chegou ao @Twitch!
A Team Íris veio oferecer um espaço completamente LGBTQIA2+ 🏳️🌈 criado em Portugal 🇵🇹.
Encontra aqui a tua cor! pic.twitter.com/BU5s3ECaF3
— Team Iris (@teamirisptpt) November 8, 2021
Agora pretendem preencher este vazio na comunidade de jogadores e criadores de conteúdo portugueses, dando voz e unindo a comunidade. Com o projeto pretendem elevar a representatividade e promover a inclusão da família LGBT+ sendo que procuram agora figuras em todos os tipos de plataformas e com os mais variados backgrounds para promover a iniciativa.
O Eevoh deixou promoveu ainda a iniciativa própria das pessoas procurarem a Team Íris e participarem : “Seja pela cor da sua pele, a sua orientação ou género, encontrarmos alguém com quem nos identifiquemos é uma experiência única e validante.” acrescentando, “Na Íris, olhamos de igual para igual e cultivamos espaços seguros onde ninguém é questionado pela sua identidade de género ou orientação sexual. Queremos colorir todos os cantos do Twitch, pois o futuro vai sempre ter todas as cores do arco-Íris.“
Podes encontrar a Team Íris no Twitter da mesma em teamirisptpt. Caso tenhas interesse em fazer parte do projeto ou e te identifiques como LGBQTIA2+ e de nacionalidade portuguesa ou residente em Portugal, podes candidatar-te aqui.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.