Fotografia por: SAW

Portugal vai estar representado no primeiro Major de Counter-Strike 2 com sete jogadores, número recorde para um País que apenas tinha Ricardo “fox” Pacheco como exemplo. A pergunta que se impõe, quanto pode ganhar cada jogador?

Com um prémio de equipa garantido nos $10,000, a maior fatia monetária para cada um dos atletas estará umbilicalmente ligada ao lucro com os autocolantes – o chamado ‘sticker money’.

Apesar de quase todas as fontes que falaram sobre o assunto terem preferido manterem-se anónimas, vários foram aqueles que abriram o jogo relativamente aos lucros com os autocolantes de Major, tanto os de equipa como as assinaturas.

O BLAST.tv Paris Major 2023, mais recente torneio com autocolantes e que marcou o fim de uma era no CS:GO, acabou por bater todos os recordes de investimento por parte de entusiastas e jogadores. Informações divulgadas na imprensa internacional apontaram para um total de 110 milhões gerados apenas com o Major.

BLAST Vitality

Fotografia por: BLAST/Michal Konkol

Este total poderá então apontar a uma média de 4.5 milhões de dólares por equipa participante, sendo que este valor é variável consoante o estatuto de cada emblema: Contenders, Legends e Challengers.

Uma pesquisa da HLTV concluiu que, em Paris, a maior fatia deste bolo acabou por ser entregue aos clubes e jogadores que iniciaram o Major como Contenders4.5 milhões por equipa e 250 mil dólares por jogador.

As equipas em posição Legend receberam cerca de 3.5 milhões e as Challengers 2.6 milhões, com os jogadores de ambas as fases a amealharem cerca de 200 mil dólares.

Resumo com os números do BLAST.tv Paris Major

Os números recorde do Major de Paris indicam que cada organização/jogador terá amealhado o seguinte:

  • Prizepool – mínimo 10 mil dólares por equipa até 500 mil dólares para o vencedor ;
  • Sticker money equipa
    • 4.5 milhões de dólares: Contenders;
    • 3.5 milhões de dólares: Legends;
    • 2.6 milhões de dólares: Challengers;
  • Sticker money jogador
    • 250 mil dólares: Contenders;
    • 200 mil dólares: Legends;
    • 200 mil dólares: Challengers;

Informações da Esports Insider revelaram que os valores provenientes de autocolantes de equipa seriam divididos 50/50 entre jogadores e organização, enquanto que os números por sticker de atleta, por norma, vão inteiramente para o próprio.

Os valores altos relativos aos autocolantes de equipa terão nos últimos tempos levado organizações a resguardarem uma maior fatia, podendo reduzir a margem para cada um dos atletas.

A RTP Arena sabe que, em diversas organizações Tier 1, a percentagem da receita dos stickers de equipa para jogadores e staff rondará os 10% e 25%.

stickers major paris pick'em

Curiosidade: Um importante fator que levou a cápsula de Contenders a receber o maior investimento no Major de Paris acabou por ser o facto de grandes equipas partilharem esta posição com equipas de menor nomeada. Por exemplo, FaZe, Liquid, ENCE ou MOUZ acabaram por cair neste lote onde estavam equipas como Fluxo e TheMongolZ.

Quanto poderão esperar receber os atletas portugueses?

Com cinco jogadores na SAW e dois na Movistar KOI, Portugal apresenta-se para este primeiro Major de Counter-Strike 2 com um número recorde de atletas e também um valor recorde já garantido de prémios, sendo que apenas Ricardo “fox” Pacheco tinha pisado estes palcos como atleta.

fox

Fotografia por: ELEAGUE

Apesar dos exemplos de Hélder “coachi” Sancho e Gustavo “Juve” Alexandre como treinadores nestes grandes palcos, Portugal terá pela primeira vez sete atletas no torneio maior do circuito de Counter-Strike.

Fatores a ter em conta

Olhando aos números do último Major de CS:GO, em Paris, e acreditanto que o facto deste (Copenhaga) ser o primeiro de CS2, poderemos perspectivar uma grande vontade de investimento por parte de entusiastas e jogadores, mas que poderá ainda assim esbarrar no facto de voltarmos a ter dois Majors anuais – algo que não aconteceu em 2023.

Outro dos fatores a ser colocado em cima da balança, será o tempo em que os autocolantes vão estar disponíveis para venda no jogo – algo que marcou também este último Major de Paris com vendas entre 4 de maio e 27 de setembro.

Qual o valor esperado?

Apesar dos números de 2023 não poderem ser utilizados como verdade absoluta, são, ainda assim e apesar das condicionantes acima referidas, as referências mais atuais do valor esperado para cada atleta e equipa.

Olhando então aos números apresentados em cima, condicionantes e recorrendo também a auxiliares de inteligência artificial para apontar uma estimativa na variação do possível prémio, podemos concluir que:

O valor total de sticker money por equipa no primeiro Major de CS2 poderá variar entre os 2.6 milhões de dólares e 4.5 milhões de dólares.

Exemplo (sticker money equipa)

Se o total de sticker money de uma equipa for de três milhões de dólares (valor intermédio utilizando os números de Challengers e Legends de Paris) e existir uma divisão de 60% para organização e 40% para jogadores:

      • Valor total para jogadores: 3 milhões de dólares x 40% = 1.2 milhões de dólares
      • Valor total para organização: 3 milhões de dólares x 60% = 1.8 milhões de dólares
      • Valor por jogador: 1.2 milhões / 5 jogadores = 240 mil dólares

A estes valores deve ser somado o valor de sticker money por assinatura de jogador que no Major de Paris variou entre cerca de 200 mil dólares e 250 mil dólares.

De referir que, apesar de não entrarem nas contas relativas ao exemplo, tanto managers como treinadores, por norma, recebem uma fatia do valor do sticker money.

Os números apresentados não podem ser tomados como absolutos, sendo apenas estimativas tendo como base os valores do último Major de Paris e algumas outras condicionantes – que contam ainda com o facto deste ser o primeiro Major de CS2.

Quando estarão disponíveis?

Apesar de ainda não existir confirmação da Valve relativamente ao lançamento dos stickers do primeiro Major de Counter-Strike 2, os mesmos são esperados para cerca de 6 a 10 dias antes do evento arrancar, olhando à pesquisa realizada pelo portal Fraglíder.

O primeiro Major de Counter-Strike 2 disputa-se em Copenhaga, na Dinamarca, entre os dias 17 de março e 31 de março.

SAW e Movistar KOI são as duas equipas confirmadas com representação portuguesa no servidor. Todos os atletas fazem a sua estreia no grande evento do circuito de Counter-Strike, após um RMR que pode ser recordado no YouTube da tua RTP Arena.

Vais poder acompanhar toda a caminhada ibérica no Major na Twitch de Counter-Strike da tua RTP Arena.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB