Imagem de Sony patenteia DualSense com ecrã tátil que permite mudar botões de lugar

A Sony Interactive Entertainment obteve recentemente uma patente nos EUA para um novo tipo de comando PlayStation.

Este novo controlador substitui a superfície física tradicional com botões por um ecrã tátil, semelhante ao de um smartphone. Esta invenção permite aos jogadores escolher exatamente onde colocar o D-Pad, os analógicos e os botões de ação, adaptando o comando ao tamanho das suas mãos, às suas necessidades pessoais de acessibilidade ou às exigências específicas de cada jogo.

Esta patente terá sido registada em fevereiro de 2023, mas só na semana passada foi publicada.

Desde o primeiro comando da PlayStation em 1994, o layout básico tem-se mantido relativamente estático, com a adição de alguns botões ao longo dos anos. A Sony reconhece agora que um tamanho único não serve a todos, segundo os apontamentos que vêm nesta patente.

Na descrição da patente, a empresa explica que a configuração fixa pode ser desconfortável para mãos muito pequenas ou muito grandes, ou simplesmente pouco intuitiva para certos géneros de jogos. Propõem assim uma customização total, onde podes redimensionar botões, remover os que não usas ou até criar um “botão de salto gigante” para um jogo de plataformas simples que não exija outros controlos..

O comando também terá Sensores Inteligentes, de forma a evitar toques acidentais (um problema comum em superfícies táteis). A patente descreve o uso de sensores de pressão e de calor para distinguir entre um polegar a descansar na superfície e um clique intencional.

Jogadores com limitações motoras poderiam reconfigurar todo o comando para ser operado apenas com uma mão ou posicionar os botões em locais que exijam menos esforço físico, complementando o trabalho já feito com o Access Controller.

Apesar de todas as boas ideias, o uso de um ecrã tátil total levanta algumas questões sobre a autonomia da bateria e o feedback háptico, duas marcas registadas da atual linha DualSense.

Como acontece com todas as patentes, o registo não garante que este comando alguma vez chegue às lojas. O timing, contudo, é interessante, surgindo numa altura em que os rumores sobre a PlayStation 6 e novos portáteis da Sony começam a intensificar-se para o final da década.

Se estiveres interessado em saber mais detalhes sobre esta patente, podes verificar os documentos aqui.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB