Snap Tap é a conversa e a polémica do momento. Mas será que esta tecnologia da Razer é assim tão incrível quanto dizem?

A Razer lançou recentemente uma tecnologia que prometia ser revolucionária para jogadores dedicados de First-Person Shooters – o Snap Tap. Esta feature foi implementada em vários teclados da marca, e foi-nos cedido um Razer Huntsman V3 Pro Tenkeyless para a testarmos.

Esta novidade essencialmente permite aos jogadores de FPS automatizarem alguns inputs nas teclas de movimento. Um exemplo prático: no CS, é possível melhorar a performance no counter-strafe, pois o Snap Tap garante que estes são sempre bem executados através de uma priorização dada à segunda tecla carregada. Ou seja, se estou a carregar A para correr para a esquerda, quando carrego no D, o input na primeira tecla é automaticamente ignorado, mesmo que esta ainda esteja a ser utilizada, garantindo um counter-strafe preciso e mais fácil. Sim, não é fácil explicar, pelo menos por palavras.

Podes saber mais como funciona o Snap Tap, podes consultar o nosso artigo original.

razer snap tap huntsman v3

As teclas “A” e “D” foram as ‘vítimas’ desta novidade da Razer.

Agora a questão que prevalece é – será realmente assim tão útil como parece à primeira vista?

Vou direto ao assunto – depois de cerca de 15 horas de testes, a minha conclusão é muito simples: é útil, mas não ao ponto de ser revolucionário.

É, sem qualquer dúvida, uma vantagem, pois facilita a execução de counter-strafes. E, principalmente para quem possa estar a aprender, permite libertar alguma atenção do jogador para outras ocorrências do momento, podendo não estar tão preocupado em fazer um counter-strafe correto para estar pronto a disparar assim que possível. Mas para um jogador veterano, counter-strafing já é uma mecânica que é executada em segundo plano, estando já otimizado através de memória muscular. No entanto, mesmo os melhores jogadores podem falhar ocasionalmente e é precisamente nesses momentos que o Snap Tap pode fazer a diferença.

Durante os testes que realizei, aconteceram situações ocasionais em que senti que o counter-strafe otimizado pelo teclado me garantiu uma kill que, possivelmente, poderia não ter assegurado com um teclado dito “normal”. Sabem aquelas coisas que são difíceis de explicar e têm de ser experimentadas para realmente perceber o que são ou como funcionam? O Snap Tap é uma delas, o que torna também esta avaliação complicada.

Não consigo apontar para uma kill minha e dizer “ah, esta foi 100% conseguida devido ao Snap Tap”. Não consigo simplesmente. Mas consigo perceber que algumas delas possam ter tido alguma “ajuda extra”. E talvez isso seja suficiente para fazer alguns jogadores mais dedicados investir na compra de um destes teclados.

É, no papel, algo tão simples, mas tão eficiente. E, no fim do dia, é uma tecnologia interessante e bem implementanda pela Razer, que funciona exatamente como anunciado e esperado.

razer snap tap huntsman v3

A linha Huntsman V3 da Razer suporta esta tecnologia.

O problema é que, pelo menos para quem investiu e joga CS, agora está impossibilitado de usar o Snap Tap, pois a Valve proibiu-o. Os jogadores são agora penalizados com uma expulsão do servidor sempre que deteta a sua utilização, ainda que não seja um sistema perfeito no momento da escrita desta análise, pois alguns jogadores que não estão a utilizar Snap Tap (ou outra tecnologia semelhante) estão a ser penalizados da mesma forma.

Atenção que ainda dá para utilizar noutros jogos, como é o caso de VALORANT, mas tendo em conta que podem ter perdido o apelo para grande parte do mercado, qual será o próximo passo da Razer? Teremos uma versão otimizada do Snap Tap a chegar futuramente? E até que ponto isto pode ser considerado batota ou, pelo menos, uma vantagem injusta que custa 200€ ou mais?

https://youtube.com/watch?v=kdDSBhfNjNA

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB