Recentemente a Riot Games, empresa responsável pelo League of Legends (LOL) anunciou o novo sistema de 10 bans para a LCS (League of Legends Championship Series) abandonando assim o sistema de 6 bans a que estamos habituados desde a season 1.
Esta decisão não surge como surpresa para muitos dos jogadores e espectadores, pois surge em resposta ao crescimento constante da champion pool disponível do LOL e das sucessivas chamadas de atenção pelos jogadores sobre a tremenda dificuldade em conseguir banir todos os champions considerados Overpowered (OP) ou de alta prioridade. Quando existem 134 champions disponíveis, apesar de apenas 60 serem usados competitivamente atualmente (57 no último mundial de LOL), e tens unicamente 6 bans disponíveis, isso implica que a estratégia de bans que as equipas terão de fazer será ou focada em banir Champions OP’s/Alta prioridade, ou focada em banir a champion pool de um jogador específico, ou então um meio termo entre ambos.
Com o novo sistema de 10 bans (apresentado na figura seguinte), existem agora duas fases de picks e duas fases de bans.
screenshot-2017-01-11-14-21-11
Figura 1 – Novo Processo de Champion Select
Ban Phase 1
Na 1ª fase de bans, será tudo igual ao antigo sistema de 6 bans, cada equipa bane 3 champions alternadamente com a outra equipa.
Pick Phase 1
Após a fase 1 de bans, surge a 1ª fase de picks, semelhante à utilizada no mapa de 3v3 (Twisted Treeline), a blue team (equipa que baniu primeiro) tem agora direito a fazer a primeira pick, seguindo- se adouble pick por parte da red team, posteriormente a double pick para a blue team, restando a last pick para a red team.
Ban Phase 2.
Esta é a novidade deste novo sistema, que vem acrescentar uma fase onde ambas as equipas têm a oportunidade de banir mais 2 champions, perfazendo um total de 4, numa ordem alternada, iniciada desta vez pela red team.
Pick Phase 2
Após esta segunda fase de bans, surge uma segunda fase de picks iniciada e terminada pela red team, com uma double pick por parte da blue team pelo meio.

Um leque de novas possibilidades no League of Legends
Com estas duas fases de bans e de picks surgem várias alterações ao champion select como o conhecemos. Ao ser adicionado uma fase de bans intermediária extra, isto possibilita banires um champion da equipa inimiga que pudesse surgir tendo em conta as 3 picks já feitas. Para além disso, permite ainda banires 5 champions de um jogador da equipa inimiga, deixando-o quase garantidamente sem escolhas confortáveis. Isto funciona extraordinariamente bem, pois atualmente muitos dos jogadores profissionais de LOL geralmente têm um leque de um máximo de 5 champions onde se sentem realmente à vontade. Ainda, torna possível banir mais 2 champions que sejam bons contra a tua composição, negando assim potenciais counters.
Outro fator importante que surge com o aumento do número de bans é o potencial aparecimento de mais champions a serem jogados a alto nível, os restantes 77 champions que passam muito tempo no banco de suplentes. A adição de uma nova fase de picks ajuda também muito este fator, assegurando aa luta por priority picks na 1ª fase de picks, e na 2ªa fase procurar surpreender com uma escolha de um champion mais incomum.
Para além da introdução de novas fases, o tempo de picks/bans foi reduzido de 60s para 30s, que se torna preponderante nas decisões da equipa, uma vez que caso os jogadores sejam apanhados de surpresa com uma pick fora da meta do inimigo, ficam apenas com metade do tempo disponível que tinham anteriormente para decidir como querem responder a essa pick.
Bombnuker’s Seal of Approval
Creio que estas alterações são extremamente positivas, pois vão enaltecer não só equipas mais estrategas que usufruem agora de mais uma fase de picks e bans para poder fazer mindgames aos seus adversários, como as equipas que não tem medo de arriscar com picks fora do comum, e até mesmo os próprios espectadores vão colher benefícios pois terão acesso a jogos onde existirão champions menos vistos e menos conhecidos a brilharem às mãos de grandes jogadores.
A integração deste sistema em Soloq ainda está em estudo, mas sinto que será apenas uma questão de tempo até acontecer. É verdade que se irá perder ainda mais tempo em champion select devido a todos os possíveis dodges no último momento e haverá ainda mais luta entre first picks e last picks, mas em troca os jogadores poderão ser recompensados com uma maior diversidade de champion pool presente no Summoner’s Rift.
 
bombnukerface
Segue o Gonçalo “BombNuker” Miguéis nas redes sociais:
Facebook
Twitter
PUB