A SAW venceu esta segunda-feira a 43.ª temporada da ESL Challenger League após conquistar o BO5 decisivo frente à Team Spirit, vencendo Nuke e Vertigo com duas reviravoltas.
Foi numa final renhida que a equipa portuguesa fez história e conquistou o prémio máximo da prova que dá acesso à ESL Pro League Conference.
Com a entrada na série em vantagem por 1-0, fruto do caminho vitorioso através da Upper Bracket, a equipa de SAW jogava em Nuke a abertura do BO5.
A escolha de Spirit revelava-se acertada, pelo menos se olharmos em retrospectiva o T Side da equipa russa. Mesmo perdendo a pistol round e o force de segunda ronda, os comandados por “chopper” conseguiram fechar a primeira parte a vencer por 10:5.
Foram precisos cinco warriors de cara lavada para virarem o resultado e deixarem SAW a um mapa da vitória no BO5. Novamente com vitória na pistol round e nas duas rondas seguintes, a equipa portuguesa construiu um lado terrorista avassalador, selando o primeiro mapa com um 16:14 e uma reviravolta impressionante.
COMEBACK COMPLETO ✅@sawggofficial dá a volta no Nuke e vence por 16:14!
Falta apenas um mapa de três possíveis para a equipa portuguesa vencer esta grande final.
📺 https://t.co/h2nVGVjyOI
🎙️ @PIKA_official_ & @NABOWOW#CSGOnaRTP pic.twitter.com/1gfLOclkyN— RTP Arena (@rtparena) December 19, 2022
A série seguiu em Overpass, escolha de SAW, com a surpreendente opção de Spirit de começar a atacar.
Foi com relativo à vontade que a equipa portuguesa pegou no jogo logo na primeira parte, apenas permitindo à equipa russa colocar cinco rondas do lado ofensivo.
No entanto, um super CT Side do conjunto russo levou o jogo para Vertigo. O trabalho de “chopper” na tiragem de informação revelou-se fulcral para levar a equipa russa à vitória por 16:12.
Vertigo foi o mapa que se seguiu na série. O quinteto russo voltou em força numa primeira parte de alto nível a atacar, fechando o 11:4.
O capitão @MUTiRiS_csgo resolve uma ronda que podia ter corrido muito mal!
📺 https://t.co/h2nVGVjyOI
🎙️ @PIKA_official_ & @NABOWOW#CSGOnaRTP pic.twitter.com/iYlqOBGRo3— RTP Arena (@rtparena) December 19, 2022
Foi novamente com uma resposta forte de SAW com sete rondas consecutivas que o conjunto nacional veio a jogo. No mata-mata final, a equipa portuguesa teve tudo para fechar no 16:14 mas uma play heróica na rampa levou o jogo para overtime.
No tempo extra, a SAW conseguiu com um ninja defuse milagroso à mistura fechar o 19:17. A vitória no torneio garante a SAW os $20,000 de prémio máximo e uma vaga direta na ESL Pro League S17 Conference.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.