A Rússia juntou-se à Turquia no bloqueio do acesso à plataforma Roblox e aos seus conteúdos, mas as razões apresentadas não são as mesmas.
O governo turco tinha anunciado em 2024 o bloqueio imediato do jogo e da plataforma Roblox em solo turco, alegando problemas com a segurança dos jovens e verificação de idades, algo que tem sido discutido em muitos outros países e regiões, incluindo a União Europeia.
A Rússia agora vai seguir o mesmo caminho, mas não é a segurança das crianças que está em foco. As razões apontadas pelo governo russo são a presença de “extremismo”, “propaganda terrorista” e conteúdo LGBT+ no jogo.
A Roskomnadzor, o serviço de supervisão de comunicações do país, diz que o Roblox não é capaz de garantir que o conteúdo apresentado na sua plataforma é “seguro” para os cidadãos russos.
A notícia foi avançada pela TASS, BBC News e Reuters. À agência noticiosa russa TASS a Roskomnadzor disse também que o conteúdo do jogo pode “afetar negativamente o desenvolvimento espiritual e moral das crianças, criando condições que encorajam crimes“.
Este serviço de supervisão de media e comunicações terá tentado bloquear vários conteúdos no jogo, trabalhando com a Roblox Corporation para adaptar o jogo às leis do seu país, mas anuncia agora que não é possível garantir a segurança do conteúdo.
A Roblox Corporation defendeu-se dizendo que está a cumprir todas as regras e leis de cada país onde opera.
Roblox was just banned in Russian Federation. pic.twitter.com/vr9TXwv6G0
— Roblox Status (@RblxTracker) December 3, 2025
Lê as últimas novidades dos esports aqui.