Alavancada nas vantagens que a introdução do Vanguard no League of Legends trouxe, a Riot Games quer explorar novas formas de punir ações tóxicas.

É inegável o sucesso que o Vanguard teve desde que foi introduzido no MOBA da Riot Games no primeiro trimestre deste ano. O sistema anti-cheat proprietário da Riot conseguiu reduzir drasticamente o número de scriptersbots, e ajudou muito a melhorar o estado social do jogo, banindo proativamente os jogadores mais tóxicos.

Com o sistema a funcionar em pleno no seu jogo, a empresa pretende agora dar mais um passo na proteção dos jogadores. O tema desta vez, é talvez um dos mais divisivos dentro da comunidade e mereceu um pedido de ideias por parte do diretor do jogo, Riot Pupulasers: o Soft Inting.

O Soft Inting, ao contrário do Inting normal, ou Hard Inting, é quando os jogadores sabotam a sua equipa sem tomar medidas óbvias, como correr para a torres sempre que voltam à vida, ou ficar AFK. Ações consideradas Soft Int são AFK Farming, parar e ficar a assistir a lutas, tomar propositadamente decisões erradas quanto aos objetivos, e tudo o que possa afetar negativamente a equipa sem estar a dar objetivamente uma vantagem à equipa adversária.

O problema com o Soft Inter é que é muito difícil de distinguir de um jogador que esteja a ter um mau jogo ou apenas não tenha capacidade de perceber o que está a acontecer, um Noob por exemplo. A diferença entre um Noob e um Soft Inter é praticamente imperceptível lendo apenas os dados do jogo e exige que se veja o jogo inteiro para entender o contexto. Não obstante, é neste momento um dos maiores problemas dentro do MOBA.

Pu Liu, ou Riot Pupulasers, recorreu ao X para revelar que estão a explorar formas de detectar e punir estas transgressões. Levantou também a questão de quão rápido deverá a marca passar de uma suspensão temporária da conta para um ban permanente a nível do hardware, dado que já têm acesso ao Machine ID com o Vanguard.

As opiniões do público dividem-se entre dar o benefício da dúvida aos jogadores e aplicar mão pesada, mas tornam-se ainda menos claras quanto ao tipo de ações que constituem um Soft Int. Uma resposta clara só poderá ser dada pela própria Riot, da qual se espera agora uma linha clara de atividades que constituam esta transgressão das regras.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB