Imagem de Riot Games abre portas aos patrocínios de casas de apostas em LoL e VALORANT
Fotografia por: Joe Brady/Riot Games

Depois de confirmar que 2025 seria um ano de viragem neste aspecto, a Riot Games informou hoje que está aberta a corrida aos patrocinadores. Equipas Tier 1 de League of Legends e VALORANT já podem assinar contratos com casas de apostas.

Em dezembro de 2024, Riot Magnus tinha confirmado que 2025 seria o ano em que a Riot Games iria avaliar a viabilidade de ter casas de apostas e casinos como patrocinadores das suas equipas. Começando pela região EMEA e Américas, as equipas das ligas franchise já podiam começar a explorar estas possibilidades de parceria e enviar para a Riot para aprovação.

Agora, as portas estão oficialmente abertas e vamos começar a ver os primeiros patrocínios a surgir. Equipas de LoL e de VALORANT nessas duas regiões do globo, no Tier 1, terão de cumprir uma lista de salvaguardas, mas já podem assinar contratos com esta nova categoria de patrocinadores dos jogos Riot Games.

Este tipo de investimentos, para já, será exclusivo das equipas Tier 1 das regiões mencionadas, enquanto a Riot explora a forma como empresas, ligas e equipas se adaptam a esta nova realidade.

A equipa também explicou o porquê de só autorizarem agora e o que vai mudar para além das ligas de topo. Segundo John Needham, Presidente de Publicação e Esports da Riot, as equipas já há muito tempo que pedem esta alteração às regras dos torneios oficiais, de forma a conseguirem novas oportunidades de financiamento para as equipas.

De acordo com o Sportradar, o LoL Esports e o VCT, somaram apostas a rondar os 10,7 mil milhões de dólares em 2024, com 70% destas apostas a serem feitas em mercados desregulados, em casas sem licença, e esta mudança poderá ajudar a combater essa área de apostas que existe na mesma, e ao mesmo tempo partilhar os lucros desses casinos com as equipas.

Riot Games

Fotografia por: Riot Games/Wojciech Wandzel

Para garantir uma introdução simples, “limpa” e justa deste tipo de patrocínios, a Riot Games criou também uma estratégia a 4 pontos para manter tudo sob controlo:

  1. A Riot tem a aprovar diretamente qualquer parceria entre uma equipa e um parceiro de apostas;
  2. A casa de apostas que pretende colocar-se como patrocinadora nesta nova categoria do VCT e LoL Esports tem obrigatoriamente de utilizar o sistema de dados GRID para obtenção de dados relativos a jogos, competições e estatísticas;
  3. As equipas têm de reavaliar os seus programas internos de integridade que se alinhe com as regras da Riot de forma a que as práticas de apostas sejam responsáveis, protejam jogadores e espectadores mais jovens e garantam a integridade competitiva;
  4. Parte do valor dos novos patrocínios servirá para apoiar diretamente as equipas no Tier 2. Uma porção das receitas feitas com o novo programa de patrocínios de casas de apostas será reinvestida diretamente no Tier 2 do League e do VALORANT. O valor será usado para aumentar prémios, criar novos torneios e expandir programas de treino e educação para jovens jogadores.

Como confirmado anteriormente, de forma a proteger o público, a Riot também se vai abstrair de mostrar estes patrocinadores nas transmissões oficiais e as equipas não os podem ter presentes nas camisolas de palco.

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