Terminou no domingo a primeira edição do Moche XL Games World, na Altice Arena. Durante os 4 dias de evento mais de 30.000 pessoas visitaram e experimentaram os vários mundos dos videojogos. Foram disponibilizadas experimentações de videojogos por lançar, houveram experiências de realidade virtual e realidade aumentada, e claro, competições de esports.
Durante o evento jogaram-se qualificadores para competições internacionais, como Super Smash Bros. Ultimate European Team Cup e WESG. No primeiro qualificador, a cargo da Nintendo Portugal, qualificaram-se os FCT Gang, que iram representar Portugal na Europa em data e local a anunciar.
Para a WESG – Campeonato Mundial, houveram dois qualificadores, um de PES 2020 e um de CS:GO. Na modalidade de eFootball PES 2020, venceu o jogador Christopher Morais. No caso de CS:GO, venceu a Offset Esports em final disputada com a Exploit Gaming. Agora, o Christopher vai rumar à China para representar Portugal no campeonato mundial, ao passo que a Offset irá disputar um qualificador fechado.
O PES 2020 teve outro torneio, organizado pela ESC Online que levará o vencedor, André Silva, ao Camp Nou para assistir a um jogo do FC Barcelona. Ainda no futebol virtual, a FPF Esports organizou o XL Challenge de onde saiu vitorioso o Rastaartur. Este torneio da FPF Esports marcou o inicio das competições 1v1 na nova época. Houve ainda lugar para um jogo amigável entre as selecções de Portugal e Espanha de FIFA 20, com a vitória lusa por 4 jogos a 1.
O evento mais importante de CS:GO decorreu no domingo, com a Grande Final da Worten Game Ring Master League by Asus. Aqui a Vodafone Giants venceu a Offset por um convincente 3-0, garantindo a competição.
Fora do mundo dos esports, o Indie X, maior showcase de jogos independentes a nível nacional provou mais uma vez, que é um enorme sucesso entre o público. Esta iniciativa premiou vários criadores nacionais e internacionais:
- Melhor jogo (5.000€ de prémio)
- Haven
- Melhor arte
- Haven
- Melhor jogo português (empate)
- Decay of Logos
- Outsider
- Jogo mais inovador
- Clocker
- Prémio do público
- Back Then
Pedro Silveira, organizador do evento refere, “O nosso balanço desta 1.ª edição do MOCHE XL Games World é bastante positivo. Nos quatro dias de evento, conseguimos construir, com os nossos patrocinadores e parceiros, uma viagem inesquecível, reforçando a relação entre o imaginário dos videojogos e o público. Reunimos entusiastas e jogadores, famílias e escolas, a comunidade de criadores e produtores nacionais e internacionais, Youtubers e Streamers, e os seguidores das figuras marcantes do mundo dos videojogos numa animação constante entre a representação da indústria e as diversas áreas temáticas. Acreditamos que foi mesmo uma experiência de outro mundo e estamos ansiosos por planear a próxima edição”
Lê as últimas novidades dos esports aqui.