O campeão mais escolhido do League of Legends é também o mais banido e se tens andado a jogar nos últimos meses, o nome não te vai surpreender.
Com 169 campeões disponíveis para os jogadores, à qual se irá juntar Mel Medarda daqui a menos de duas semanas, o League of Legends oferece uma lista de personagens para todos os gostos e estilos de jogo.
Apesar dessa lista, há sempre campeões que têm uma presença mais assídua nos jogos, tanto normais como ranked e transcendem as opções óbvias dos ranks dos jogadores. Seja por conteúdos lançados extra jogo, como Arcane ou cinemáticas do jogo, ou seja por força pura da personagem, este top costuma rodar, mas nos últimos meses um ADC tem sido presença constante no topo.
As alterações à itemização dos ADCs na segunda metade de 2024 lançaram a Caitlyn para o topo da tabela, e nem os nerfs ao seu Ultimate quebraram a popularidade da campeã. Esta popularidade não alinha com a sua Winrate, que está fixada nos 50% desde os nerfs, mas uma popularidade de 22,6% em todos os jogos realizados é sinónimo de uma igual taxa de Ban alta. A personagem é também a mais banida, estando fora das opções dos jogadores em 31,9% dos jogos.
A segunda posição pertence à habitual presença no top 5 de popularidade, a Lux, à qual se segue a Miss Fortune. Jinx aparece na quarta posição, algo surpreendente tendo em conta a fama renovada da personagem com a série Arcane.
Em termos de bans, se a Cait lidera, os campeões seguintes na lista são o Shaco, o Warwick, a Morgana e o Viktor a fechar o top 5, muito impulsionados pela elevada taxa de Ban em jogos de ranks mais baixos.
Em sentido oposto, a lista de campeões menos utilizados está também alinhada com uma Winrate abaixo da média, com exceção de um dos personagens. Rek’Sai é mesmo a campeã menos jogada do jogo, com menos de 1% de taxa de escolha em todos os jogos realizados.
Ivern, Quinn e Kled seguem-se neste top dos campeões esquecidos, com nenhum dos 4 a chegar a uma taxa de Ban de 1%. Dos 4, a Quinn tem a taxa de vitória mais baixa, com apenas 47,5% de aproveitamento. Já Kled foge à regra dos restante, tendo uma taxa de vitórias de 50,2% apesar de ser escolhido apenas para 1,6% dos jogos.
O League of Legends está de regresso à RTP Arena com a LPLOL. Sabe tudo aqui.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.