A equipa de Player Unknown’s Battlegrounds dos OpTic Gaming foram desqualificados do oitavo jogo do torneio do Intel Extreme Masters Katowice 2018 por terem abusado de um glitch. Assim, a equipa perdeu o direito à fatia da prizepool de 12.000 dólares (aprox. 9.750€) que havia ganho.
O jogador envolvido neste abuso do glitch foi Ian “Bahawaka” Crowe que através de se posicionar a um certo ângulo junto de uma parede conseguiu ver através da mesma. O argumento do jogador, no tópico do Reddit que se acredita ser o causador da situação, que os periféricos auditivos que estavam a usar prejudicavam a sua audição e queria apenas ter uma melhor ideia do trajecto que os seus adversários estavam a tomar num veículo através de pistas sonoras, de nada serviu.
O contexto em que o abuso decorreu prende-se num embate no estádio inicial do jogo entre os OpTic e os LGD Gaming na zona norte de Georgopol e Bahawaka avistou um dos jogadores adversário a escapar de carro, sendo aqui que ele alega procurar ouvir melhor através da posição na parede que provoca o erro.
O regulamento da ESL, que organiza o evento, é claro no que toca a estas situações. Ele não permite nenhum uso intencional de posicionamento para ver através de texturas ou objectos além do uso de bugs, glitches ou erros nos jogo. Deixamos abaixo o clip que denunciou a situação.
O que estragou a lógica de Bahawaka na sua defesa foi este ter guardado a arma para se aproximar da parede. Quando em busca de pistas auditivas ter, ou não, uma arma em punho não afecta a recepção das mesmas. Porém, não ter uma arma em punho é a única maneira de conseguir ver através de paredes quando o jogador se move num certo padrão. Outro argumento contra o caso do jogador é o facto de ele simplesmente ter utilizado este exploit, independentemente do tipo de informação que obteve.
Assim, por terem perdido cerca de 300 pontos pela desqualificação, os OpTic descem para o quinto lugar da tabela do IEM Katowice, significando que três equipas sobem um lugar. Cloud9, Noble e FaZe Clan terminaram, deste modo, em segundo, terceiro e quarto lugares, depois dos Avangar que venceram o torneio e levaram a maior fatia dos 50.000 dólares de prémio.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.