Depois de meses a ameaçar, a gigante tecnológica NVIDIA rompeu a barreira dos 3 biliões de dólares e é a nova empresa mais poderosa do mundo.

A subida meteórica da NVIDIA, que já vem rompendo lugares há vários meses desde que em fevereiro explodiu para a 5ª posição do ranking de valor de mercado, atingiu um novo pico. A empresa Norte-Americana especializada na produção de unidades de processamento gráfico, também chamadas de Placas Gráficas, ou GPUs, destronou as titãs Microsoft e Apple para assumir um posto no top 1 de valor nos mercados financeiros.

Esta multinacional tem estado a subir sem parar e só hoje já leva um crescimento positivo de 3.51%, equivalente a 113.09 mil milhões de dólares. Cada uma das suas ações vale cerca de 135.58$.

A razão para o crescimento desmedido da NVIDIA prende-se ao seu investimento avultado na Inteligência Artificial, desmarcando-se da concorrência com a produção de chips dedicados ao processamento de redes neurais.

Especialistas do mercado não esperam um desacelerar deste crescimento nos próximos meses e há mesmo quem a aponte a novos valores históricos nunca vistos nos mercados financeiros.

Num sentido oposto tem seguido a sua velha rival, a AMD. Em março, esta chegou a ocupar a 29ª posição do ranking, com uma avaliação de 327 mil milhões de dólares, mas desde então caiu para a 40ª posição, tendo agora uma avaliação de 248,78 mil milhões de dólares e uma queda nos últimos 30 dias de 2.38% face ao período anterior.

NVIDIA

Avaliação da Nvidia por valor de mercado na bola (19 de junho, 12h45)

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB