A NVIDIA, alegadamente, vai adiar o lançamento dos seus próximos chips gráficos destinados ao mercado de gaming.
Esta informação começou a ser avançada por vários órgãos de comunicação, depois de inicialmente surgir como report no The Information. A decisão terá sido forçada pela severa escassez de chips de memória que afeta atualmente toda a indústria tecnológica.
Sem componentes suficientes para garantir o stock de lançamento, a gigante das GPUs parece ter optado por rever o seu calendário para evitar um cenário de especulação e falta de produtos nas prateleiras. A escassez não se deve à falta de capacidade de fabrico dos processadores da NVIDIA, mas sim à incapacidade dos fornecedores de memória de acompanhar a procura.
Com o setor da Inteligência Artificial a absorver quase toda a produção de memórias de alta performance, o mercado de gaming ficou para segundo plano para as grandes fabricantes mundiais. A produção da série RTX 50 também deverá ser reduzida, podendo provocar falta de material para os jogadores e consequente aumento de preços.
Uma série RTX 60 deveria ser apresentada este ano, com lançamento para o arranque de 2027, mas tal terá sido adiado por completo. Rumores apontam ainda que a produção da série 30 deverá ser retomada para preencher as lacunas do mercado. Recorde-se que atualmente já não são produzidas placas gráficas dessa série.
Este report surge poucos dias após a Valve ter confirmado atrasos semelhantes com a Steam Machine. Analistas sugerem que 2026 poderá ser um ano de “seca” para o hardware de PC Gaming, com os fabricantes a lutarem pelas sobras de componentes que não foram alocados para projetos de IA de larga escala.
Para quem esperava pela nova geração para comprar uma placa gráfica, a recomendação dos especialistas é agora de cautela. Se encontrares stock da geração atual a preços razoáveis, poderá ser a melhor altura para avançar, uma vez que a incerteza sobre o stock futuro poderá levar a novos aumentos de preço nas lojas.
BREAKING: Nvidia will pause new gaming GPU releases in 2026 due to a global memory chip shortage. pic.twitter.com/N7HMLkQ7MH
— Coinvo (@Coinvo) February 5, 2026
Lê as últimas novidades dos esports aqui.