Imagem de Estes 5 jogos foram responsáveis por 30% das horas de jogo em 2024

A Newzoo lançou o seu relatório anual de tendências dos jogadores e os reis do PC continuam a reinar sem contestação. Jogos com mais de 6 anos são a principal escolha dos jogadores.

A tendência dos jogadores continua a virar para se jogar cada vez menos jogos diferentes por ano, e colocar mais e mais horas em jogos com mais de 6 anos de vida e entrada gratuita, com mecanismos de monetização internos.

No ano passado, especificamente falando de PC, cinco jogos dominavam 27% de todo o tempo jogado e eram: Fortnite, Roblox, League of Legends, Minecraft e GTA V. Em 2024, há duas mudanças no topo, com Minecraft e GTA V a sair da lista para dar lugar a Counter-Strike 2 e Dota 2. No total, os cinco jogos mais jogados do PC (a negrito), todos com muito mais de 6 anos de vida, equivaleram em 2024 a 30,4% de todo o tempo de jogo dos jogadores de PC.

O aumento da percentagem ano após ano comprova a tendência dos jogadores de se manterem fiéis a estes títulos clássicos em prol de novos jogos. Apesar de Minecraft ter saído do top 5 de PC, o jogo domina nas consolas, acabando por dominar em toda a linha, sendo o segundo jogo mais jogado do mundo atrás de Fortnite e à frente de Roblox que fecha o pódio.

Os novos lançamentos apenas equivalem a um curta percentagem de 12%, liderados em tempo de jogo investido por Call of Duty Black Ops 6, EA FC 25 e Helldivers 2.

Nos géneros mais jogados também pouco mudou entre 2023 e 2024, com Shooters e Battle Royales a continuarem a ter 40% da totalidade do tempo jogado, mas com o segundo género a passar a ser dominado por completo pelo Fortnite, que passou de 43% do tempo de jogo de todos os BR’s em 2021 para 77% em 2024.

Como referido em cima, os jogadores estão também cada vez menos interessados em jogar muitos títulos diferentes por ano, mas ainda assim a ter uma ligeira subida comparando com 2023. Na Steam, cada jogador em média meteu pelos menos 2 horas em 10 jogos diferentes, um valor igual ao registado na PlayStation, e reduzido para 9 na Xbox.

No geral, o crescimento do número de jogadores parece continuar estagnado, vendo ligeiras descidas e subidas nos últimos anos, mas sem grandes alterações. Os jogadores parecem continuar a mostrar interesse por jogos mais antigos, afastando-se dos recentes Live Service num mercado consumido pelos jogos já consolidados na indústria.

Os gastos em jogo também sofreram uma ligeira quebra em 2024, caindo de 81,9 mil milhões para 80,2 mil milhões, mas a previsão para os próximos anos é animadora, especialmente pelos lançamentos anunciados da Nintendo Switch 2 e do GTA VI, que acabou por retirar fôlego ao domínio dos últimos anos do GTA V.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB