Está prestes a chegar ao mercado o novo título oficial de uma das maiores competições de MX do mundo, o Monster Energy Supercross 5.

O jogo é construído diretamente em cima do motor da passada edição, mantendo grande parte do desafio que agradava aos fãs. Para colmatar um dos problemas da edição passada, que era acusada de falta de conteúdo, a Milestone aumentou consideravelmente a oferta aos seus fãs.

SX5, como é vulgarmente chamado, conta com 7 modos diferentes de jogo, entre eles a habitual carreira, campeonatos ou eventos singulares. O modo Compound regressa no seu formato mundo aberto, mas agora melhorado com mais conteúdo e desafios que podem ser descobertos em grupo com mais 3 amigos, oferecendo um dos modos mais interessantes no género.

A novidade nesta categoria é a Futures Academy, onde a empresa trouxe uma lenda do MX, Ricky Carmichael para aprendermos truques com o piloto. Este modo é especialmente interessante para os fãs do desporto motorizado, que ao aprenderem a desempenhar melhor as suas funções no jogo acabam também por receber dicas importantes para o desporto real.

Além do trabalhar dos modos, foi melhorado o sistema de customização de SX5. Continua a ser possível criar pistas, que podem ser partilhadas entre jogadores mas pela primeira vez é possível partilhar estas pistas entre plataformas. Este sistema melhora a sociabilidade do jogo e permite momentos divertidos com os amigos enquanto exploram pistas criadas entre si, colocando melhores desafios na experiência interativa.

Outro ponto forte neste jogo é a liberdade de customização, seja na mota, seja na recém lançada edição de capacetes. Será possível editar totalmente a nossa proteção de cabeça com autocolantes, cores, desenhos e para além disso será ainda possível partilhar as nossas melhores criações online para que outros jogadores as possam utilizar em jogo, independetemente da plataforma.

Saltando para o jogo propriamente dito, pouco muda desde o anterior, apesar de ser dito que foi facilitado o nível de entrada a novos fãs, continua a ser um jogo de complicado acesso. SX5 utiliza um sistema de duplo thumbstick onde o da esquerda controla o voltante e direção da mota e o da direita controla a posição do piloto na máquina.

Isto não é fácil de entender nas primeiras corridas e demora a habituar. O objetivo é claro, dar maior liberdade de condução ao jogador, contudo acaba por se tornar uma barreira de dificuldade desnecessária, levando a algumas frustrações enquanto estamos a aprender. Também não ajuda que a sensibilidade seja muito elevada e não haja maneira de adaptar às nossas necessidades.

Uma das melhores novidades do jogo é a capacidade de jogarem 2 jogadores no mesmo ecrã, algo que tem sido abandonado pela maioria dos jogos de desportos motorizados. Apesar desta vertente ser limitada a apenas 2 modos de jogo, remete os fãs para outra altura em que este género servia de evento social quando tínhamos amigos em casa, na altura em título como MX vs ATV ou Crusty Demons.

Resumidamtente, Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 cumpre onde promete que é na experiência realista de competição em Motocross. Graficamente não é uma obra prima mas não é esse ponto que afastará, com toda a certeza, os fãs deste desporto motorizado.


O Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 será lançado amanhã, dia 17 de março. A versão usada para esta análise foi a de PC, sendo que o jogo estará também disponível para PS5, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB