A luta entre o físico e o digital está a alcançar um novo nível com as grandes empresas a lutar pela transição do mercado. A Xbox é uma das marcas que está nessa linha de pensamento e alegadamente as lojas já não estão a fazer stock de jogos físicos para a consola.

Microsoft, Sony (PlayStation), Ubisoft, entre outras, estão a tentar boicotar o mercado global de jogos físicos e forçar uma transição total para as compras em formato digital, apesar da revolta generalizada dos jogadores.

A Microsoft despediu recentemente toda a equipa da Xbox responsável pela produção e desenvolvimento de media em formato físico. Agora sabe-se mais um ponto nesta história através de um report da GamesIndustry, partilhado pela VGC.

Ao que o portal tomou conhecimento, os revendedores europeus já estão a deixar de fazer stocks de jogos da consola da Microsoft há vários meses e alguns já nem têm artigos para venda. Uma das razões apontadas para esta mudança do mercado tem a ver com as baixas vendas dos artigos em caixa. Segundo Daniel Ahmad, diretor de investigação da Niko Partners, alguns dos maiores títulos da consola têm mais de 80% das suas vendas feitas em formato digital.

Segundo os leaks recentes, a próxima Xbox deverá mesmo ser totalmente digital, e poderá nem trazer um leitor de discos. A atualização da Xbox Series X, que estava planeada para o fim de 2024, mas alegadamente já não vai sair, também seria totalmente digital.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

, , ,
PUB