A renovada competição americana de League of Legends apresentou algumas das novidades para a temporada de 2025.

Muito se tem falado sobre as alterações que estão a caminho da região americana para o League of Legends. Com o fim das ligas LCS (América do Norte), LLA (América Latina) e CBLOL (Brasil), que passarão a constituir uma única região dividida em duas confederações, o cenário vai mudar por completo.

A Riot anunciou finalmente algumas informações que incluem uma mudança no número de Split, que já era esperada para receber o novo torneio internacional, a introdução do Fearless Draft e o novo formato para o Tier 2.

Sem confirmar quais são as equipas que vão integrar cada uma das confederações, sabe-se já que a divisão será entre Norte e Sul. Ambas terão um formato idêntico e calendário partilhado. O centro de cada confederação serão a Riot Games Arena em Los Angeles (Norte) e a CBLOL Arena em São Paulo (Sul).

As melhores equipas de cada confederação vão enfrentar-se duas vezes por ano num evento ao vivo a contar para seeds nos torneios globais.

Quanto a calendário:

O 1º Split será disputado em formato Fearless Draft, que há muito é estudado para introdução em mais regiões para além da LCK (Coreia do Sul) e da LPL (China). Este Split irá culminar num evento interconferências.

Segue-se o segundo Split, que regressa a um formato convencional e irá recompensar uma equipa de cada confederação com um lugar no Mid-Season Invitational.

No 3º Split, as equipas vão competir novamente entre si e posteriormente entre conferências para lutar por 3 lugares nos Worlds, atribuídos de forma geral a toda a região, com um a ser garantidamente conquistado por Norte e por Sul, e o 3º a ser atribuído competitivamente a uma equipa entre as duas zonas.

No Tier 2:

A NACL e a CBLOL Academy continuarão a existir separadas e dedicadas à sua região pré-união. Na região da América Latina passarão a existir duas ligas Tier 2, a Liga Regional Norte e a Liga Regional Sul.

As academias terão a possibilidade de jogar com organizações do Tier 1 uma vez por ano por um lugar na Liga das Américas. O Tier 2 também adotará o formato Fearless Draft para todo o ano.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB