A Índia deu um importante passo no apoio dos desportos eletrónicos ao dar um reconhecimento desportivo à atividade.
O governo indiano avançou com o reconhecimento oficial dos esports como eventos polidesportivos. Esta mudança integra esta atividade sob a alçada do ministério da juventude e do desporto.
Esta mudança faz parte de um longo trabalho da federação de desportos eletrónicos indiana, a ESFI, para separar os esports de atividades como casinos ou jogos de azar. Com a mudança, os esports como atividade deixam também de estar relacionados com os videojogos em geral, que ficam sob a tutela do ministério da eletrónica, informação e tecnologia.
O Presidente da ESFI, Lokesh Suji, revelou a próxima ordem de trabalhos que passará por criar infraestruturas e instalações para os atletas locais. Garante ainda que não demorará muito tempo até que os desportos electrónicos tenham a expressão de outras ligas como o críquete ou o futebol.
Lokesh deixou ainda uma importante mensagem de sucesso por esta mudança: “Temos estado a trabalhar em estabelecer uma diferença entre esports e iGaming (online gaming), e finalmente, os nossos esforços deram resultado.“
Revelou ainda que a razão para esta mudança de paradigma quanto a esta atividade chegou com a entrada da Índia na edição inaugural dos Esports Asian Games, onde os atletas nacionais irão lutar por medalhas. A importância deste evento ajudou a desconstruir conceitos que separavam os esports de opções de carreira.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.