Está tudo alinhado para o arranque de mais uma temporada competitiva de um esport reemergente, o Halo.

O lançamento de Halo Infinite não foi dos melhores, mas o jogo conseguiu lentamente garantir um bom lugar nos esports à custa de várias atualizações positivas por parte da 343 Industries. Este título marcou o regresso de um dos primeiros FPS competitivos aos grandes palcos e tem conseguido trazer “novo sangue” para a comunidade.

Apesar de só ter 3 anos de vida, o jogo continua em crescimento e 2023 foi o melhor ano de sempre para os seus eventos. Fazendo recurso deste crescimento sustentado, o jogo apresentou a edição de 2024 da Halo Championship Series com várias novidades.

Desde logo, a primeira, e talvez maior novidade, é o investimento em Majors. O jogo terá um total de 4 Majors a caminho do evento final, o Halo World Championship. Cada um destes Majors terá qualificadores abertos, afastando-se da linha de Invitational de 2023 e dando oportunidade a novas equipas de chegar ao topo.

Os eventos serão maioritariamente disputados nos Estados Unidos da América, país onde o jogo tem a sua maior base de espectadores, mas contará ainda com uma paragem na Europa.

Estes é o calendário do HCS 2024:

Split 1
Major 1 – Arlington, Texas | 15 a 17 de março
Major 2 – Londres, Reino Unido | maio

Split 2
Major 3 – Atlanta, Georgia | julho
Major 4 – Salt Lake City, Utah | 6 a 8 de setembro

Halo World Championship – Seattle, Washington | 4 a 6 de outubro

No que toca a premiação, o circuito terá um prémio total superior a 2 milhões de dólares com $250.000 atribuídos a cada Major e um total de $1 milhão dedicado ao World Championship. Os torneios online, que antecedem os Majors, contarão com $66.000 de prémios, e os torneios FFA (torneios secundários individuais) terão $5.000 de prémio nos Majors e $25.000 no WC.

Com o anúncio do circuito oficial de esports, a 343 aproveitou também para trazer novidades sobre o jogo em si. A temporada atual será a última de sempre no jogo que abandonará o formato de Season e iniciará um formato de Operations. Estas Operations serão muito mais curtas que as temporadas, durante 4 a 6 semanas, e terão Battle Passes para acompanhar.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB