Imagem por: Overwatch League/UpperDeckEsports

Depois de vários rumores, parece que o fim da Overwatch League como a conhecemos está a chegar.

O futuro da Overwatch League tem estado em dúvida há largos meses e parece que as equipas e organização chegaram a um acordo. No final desta temporada a Activision Blizzard vai reunir com os donos das equipas da liga para criar uma discussão e posterior votação sobre o futuro da competição.

Esta novidade foi tornada pública após uma declaração financeira da empresa aos seus investidores. Neste mesmo anúncio, é revelado que cada equipa que vote contra a continuidade do formato atual receberá um valor de $6 milhões, totalizando um valor de $114 milhões para 19 equipas (de fora fica a Chengdu Hunters que está inativa).

Este valor é consideravelmente baixo se tivermos em conta que cada equipa original pagou $20 milhões de valor de entrada em 2018 e as seguintes pagaram entre $27 a $35 milhões. Este problema acentua-se quando temos em conta os custos operacionais que cada equipa teve durante estes anos, que ascendem a largas dezenas de milhões de dólares entre as 20 vagas.

Desde janeiro que as equipas da liga procuravam reavaliar a sua posição na competição mostrando preocupações com os custos de operações, baixos números de espectadores e a falta de um plano para alcançar um patamar lucrativo. Em junho, todas as dívidas das equipas à liga foram anuladas, mas parece não ter sido suficiente.

Desde 2020 que a liga está envolta em problemas com as equipas. Estes problemas agravaram-se quando uma sucessão de acusações e investigações rodearam a Activision Blizzard, levando a OWL a perder todos os seus patrocinadores em 2021.

Em maio deste ano, a própria Activision Blizzard, numa reunião com acionistas, admitia problemas com a OW League e colocava em dúvida a sua continuação no modelo atual.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB