Fotografia por: Ian Hutchinson na Unsplash

Depois de um dia recheado de leaks relativos ao futuro das maiores empresas da indústria dos videojogos, a FTC rejeita qualquer responsabilidade no sucedido.

Durante a madrugada de dia 18 para dia 19 de setembro, as redes sociais e os media foram inundados de notícias em primeira mão sobre o futuro da indústria dos videojogos. A razão para este acontecimento único prende-se com o lançamento de uma série de documentos no site da Federal Trade Comission relativos ao processo que colocou a FTC contra a Microsoft/Xbox.

Este processo foi levantado por marcas como a PlayStation para tentar impedir que a empresa americana comprasse o grupo Activision Blizzard King. Para se defender, a detentora da Xbox teve de apresentar várias informações privilegiadas, tanto suas como de outras marcas, para provar que esta compra não iria afetar a concorrência saudável no mercado dos videojogos.

De alguma forma, todas as informações, tanto quanto a novas tecnologias da Microsoft, como novos lançamentos de várias produtoras e até a futura consola da Nintendo, vieram parar a público.

A Xbox pediu imediatamente para que estas informações fossem retiradas do site do processo, mas o estrago já estava feito. Apesar de todos os documentos terem sido revelados no site da FTC, esta comissão norte-americana descarta agora qualquer culpa no cartório, apontado à Microsoft como a principal responsável.

Segundo Douglas Farrar, um porta-voz da FTC, a comissão limitou-se a publicar a informação que foi enviada diretamente pela gigante tecnológica. Esta informação deveria ter sido prontamente escolhida e redigida pela empresa de forma a esconder todos os conteúdos sensíveis que não deveriam ter chegado ao público.

Na sua publicação, Farrar partilha ainda uma ordem de tribunal onde é referido que a Microsoft enviou os documentos no dia 14 de setembro e a FTC limitou-se a publicar os mesmos, sendo que toda a informação foi retirada no dia 19 de setembro na sequência desta ordem. Agora, as duas partes irão reunir-se no dia 22 de setembro para este assunto.

Entre os leaks ficou-se a conhecer uma nova versão das Xbox Series X|S que deverá chegar em 2024, bem como a data de lançamento e as tecnicalidades da nova geração de consolas da marca norte-americana. Conheceram-se ainda os planos para remasters do Red Dead Redemption 2, Fallout 3 e Oblivion, e também várias sequelas de jogos como Ghostwire Tokyo e Doom. Nem a Nintendo escapou a esta fuga massiva de informação e sabe-se agora que a Nintendo Switch 2 será lançada em 2024 e terá um performance idêntica à geração da Xbox One e da PlayStation 4.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB