Outrora uma das organizações mais promissoras da LPL, a FPX acabou por cair rapidamente nas prestações e desapareceu do cenário internacional.
No final de 2017, já a entrar para 2018, surgiu aquela que parecia ser a nova estrela da China, uma organização gigante de seu nome FunPlus Phoenix, que prometia rivalizar com a Coreia do Sul e continuar o legado da Invictus Gaming como titã no palco internacional.
Infelizmente, apesar de um crescimento rápido entre 2018 e 2019, que culminou na maior conquista da história da organização, os Worlds 2019, a equipa caiu imediatamente a seguir. 2019 terá sido mesmo o ano da FPX, que para além dos Worlds também levou a temporada de verão da LPL.
Em 2020 e 2021, a formação chinesa nunca conseguiu mais do que medalhas de prata em competições internas e desde então os resultados só foram piorando. Desde 2022 o melhor resultado da equipa foi o 7/8º lugar na LPL.
A FPX chegou então a um acordo com a LPL para que a organizadora da competição comprasse a vaga da formação, num processo que já teria sido aberto no ano passado, com um mútuo acordo entre liga e equipa.
A fénix deixa assim o League of Legends após 7 anos desde a sua primeira aventura no Rift. A organização não deixará de existir, segundo garante em comunicado, mas terá de se reinventar no futuro para “regressar das cinzas” mais forte.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.
