First Selection é o termo que nos vamos ter de habituar a ouvir no cenário Tier 1 de League of Legends.
Uma das mais antigas formas de escolher lado/escolha no League of Legends vai mudar a nível profissional. Habitualmente as equipas tinham uma escolha simples antes do arranque de uma série: há uma moeda ao ar e a equipa que ganha escolhe o lado onde vai começar a série, depois a equipa que perde tem poder de escolher o lado em que joga no duelo seguinte.
Este formato parece simples, mas estava a dar um poder enorme ao Blue Side, que tem a vantagem de definir como quer arrancar o Draft devido ao poder da primeira escolha, que, tal como no jogo normal, está ligada ao lado azul.
Agora tudo vai mudar. Continua a existir uma moeda ao ar para definir a primeira seleção, mas o objetivo não é escolher lado, mas algo mais importante: se quer escolher um lado ou se quer escolher a First Pick.
Esta mudança poderá parecer estranha nos primeiros tempos, pois nunca existiu tal coisa como primeira escolha no Red Side, mas será algo com a qual os jogadores terão de aprender a lidar a um nível profissional,pelo menos no Tier 1, para já.
O objetivo desta mudança é, em primeiro lugar, reduzir a vantagem inerente ao Blue Side, mas também abrir uma nova linha estratégica onde uma equipa pode avançar para a First Pick sem querer saber do lado em que joga, dando uma nova camada de estratégia na preparação para os Drafts.
Introducing “First Selection” to LoL Esports:
Keep an eye on each region and let us know which way of showcasing the new Pick & Ban phase you like best! pic.twitter.com/lIy0AQfHwE
— LoL Esports (@lolesports) January 8, 2026
Lê as últimas novidades dos esports aqui.