É o fim de uma era como a conhecemos – em encerramento de ciclo, a ESL não irá dar continuidade ao seu programa de ligas regionais para 2024.
Num duro golpe para o Counter-Strike ibérico, o Masters Spain deixará de existir após 13 temporadas de competição que, desde 2017, deram diferentes oportunidades a representantes regionais de chegarem a provas internacionais.
ESEA Premier/MDL, Clash of Nations, EPEC, ESL Conference e ESL Pro League foram os diferentes torneios que foram contando com o campeão da ESL Masters Spain, algo que deixará de ser possível com o lançamento do Counter-Strike 2.
Por decisão da ESL, os programas serão cancelados com efeito imediato nas regiões de Espanha, França, Turquia e Benelux, havendo uma última temporada na Oceânia, Brasil, Alemanha, Polónia e Reino Unido antes de fecharem para 2024.
No es una época de cambios sino un cambio de época. Este fin de ciclo, nos hace estar muy orgullosos de lo conseguido con #ESLMasters a lo largo de estos años💥 pic.twitter.com/FYZh5KhJFF
— ESL España (@ESLspain) September 15, 2023
No seu comunicado, a organizadora refere que ainda existe espaço para competições regionais e nacionais, não sendo o seu foco ativo – “Estamos abertos a interagir com torneios de terceiros para jogadores e equipas que queiram continuar a competir em ligas regionais”.
Equipas da Polónia e Alemanha continuarão a ter a oportunidade de disputar acessos à IEM Katowice e Cologne, já as restantes que foram afetadas por esta decisão podem procurar alternativas em contacto direto através do email nationalchampionships@efg.gg.
Dominada pela Movistar Riders com cinco títulos, a ESL Masters Spain teve ainda KPI, Giants e as portuguesas OFFSET, FTW e SAW como campeãs da prova, assegurando que este “não é um adeus mas sim um até logo” com a plataforma FACEIT e qualificadores.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.