As equipas russas estão oficialmente afastadas dos torneios organizados pela BLAST. A organização anunciou que não vai convidar equipas com base na Rússia e os qualificadores da região CIS estão também cancelados.
O conflito armado levado a cabo pela Rússia tem resultado em duras sanções anunciadas nos últimos dias, tanto a nível financeiro/económico como no panorama desportivo e os esports não são exceção.
Depois das equipas e seleção russa terem sido afastadas dos principais torneios de futebol, chegou a vez da BLAST, uma das principais organizadoras de torneios de CS:GO, anunciar o afastamento das equipas russas dos seus torneios.
— BLAST Premier (@BLASTPremier) March 1, 2022
Esta medida leva a que equipas como Gambit, Virtus.pro, forZe ou Spirit fiquem de fora dos torneios. Os qualificadores da região CIS também ficam assim cancelados, afetando diretamente, por exemplo, Entropiq e k23, que não vão poder disputar a BLAST Spring Showdown.
A organização esclareceu à HLTV que a NAVI, atual número 1 do Mundo, não será afetada por esta decisão, visto que está sediada na Ucrânia.