A Valve anunciou hoje mudanças no processo de seleção de equipas para o Major, com as 24 equipas do próximo a serem definidas através de rankings regionais.
A mudança foi forçada devido à pandemia do COVID-19, que obrigou ao adiamento do Major do Rio de Janeiro para novembro. Devido aos 14 meses que irão separar o único Major deste ano do anterior, a produtora do jogo decidiu alterar a forma de qualificação para o mesmo de forma a garantir que apenas as melhores equipas estarão presentes.
Através de várias competições ao longo do ano, as equipas poderão acumular pontos que definirão a ordem dos convites entregues. Dois torneios, que contarão com um prémio de $255 000, irão contar para este ranking, com a primeiro a ter já lugar entre os dias 22 de abril e 17 de maio. Este sistema substituirá os Minors de qualificação para o próximo Major.
Para o Major irão ser distribuídos 8 convites para cada um dos diferentes estatutos: Legends, Challengers e Contenders. A distribuição destes convites através das diferentes regiões é a seguinte:
Europa ($105 000): 3 Legends, 5 Challengers, 2 Contenders
América do Norte ($70 000): 3 Legends, 2 Challengers, 1 Contender
CIS ($50 000): 2 Legends, 1 Challenger, 2 Contenders
América do Sul ($10 000): 1 Contender
Ásia ($10 000): 1 Contender
Oceania ($10 000): 1 Contender
Today we are outlining how teams will qualify for the November Rio Major. To ensure that the Rio Major features the top teams in the world, we will require that current Legends and Challengers demonstrate that they are still in top form. More here: https://t.co/waoiarL0e1
— CS:GO (@CSGO) April 2, 2020
O primeiro torneio, o ESL One: Road to Rio, irá contar com 56 equipas divididas pelas seis regiões, jogado inteiramente online. Todas as equipas que tinham estatuto de Legends e asseguraram vagas nos Minors recentemente estão convidadas para este primeiro torneio, onde poderão começar a acumular pontos para o ranking.
Novas regras irão também penalizar equipas que façam alterações ao plantel, podendo apenas alterar até um máximo de dois jogadores, mas perdendo 20% dos pontos adquiridos. Caso uma equipa mude de região, todos os pontos serão perdidos.