Foi durante este fim-de-semana que se disputou o qualificador fechado para o Minor Europeu, onde 16 equipas procuraram assegurar uma das 8 vagas disponíveis para o evento que irá ser realizado no Rio de Janeiro.
Com nomes sonantes do Counter-Strike internacional presentes na lista de equipas, tais como fnatic, NiP, Complexity e OG, algumas das favoritas teriam de ficar para trás devido ao número limitado de vagas.
A primeira surpresa deu-se logo no primeiro dia, onde Team Heretics ultrapassou OG e Heroic por 2-0 para garantir uma das vagas. Também Complexity, que assegurou uma presença de última hora devido à desistência de MAD Lions, varreu a oposição com duas vitórias por 2-0.
Num dos jogos mais aguardados do qualificador, fnatic encontrou-se com a recém-formada Dignitas num jogo para disputar um acesso ao evento – fnatic acabaria por sair por cima num jogo interessante que terminou por 2-1.
Movistar Riders foi outra equipa que surpreendeu – após cair para a Lower Bracket com uma derrota por 0-2 frente a Dignitas, a equipa espanhola conseguiu duas vitórias consecutivas por 2-1 sobre SMASH e BIG para garantir uma qualificação inédita para o Minor.
— Movistar Riders (@Movistar_Riders) March 8, 2020
Copenhagen Flames, que teve um início de ano mais complicado devido a maus resultados, acabou por também garantir a qualificação, eliminando Sprout e Heroic nos jogos decisivos.
Nos últimos jogos, seriam mesmo as equipas de Dignitas e GODSENT a assegurar as últimas vagas no Minor Europeu. Das 8 equipas que irão participar, as duas melhores classificadas assegurarão presenças no próximo Major, com a terceira a ter uma última oportunidade no Play-In disputado entre os terceiros classificados dos diferentes Minors regionais.
O Minor Europeu, que se realiza entre os dias 26 de abril e 2 de maio, vai contar com as seguintes equipas:
fnatic
Complexity
Team Heretics
NiP
Movistar Riders
Copenhagen Flames
Dignitas
GODSENT