A Twitch removeu hoje um dos mais icónicos emotes da sua plataforma. A decisão chegou poucas horas após declarações polémicas da cara do famoso emote, PogChamp.
O emote utilizado para exprimir excitação, PogChamp, foi removido da plataforma de streaming Twitch. A razão prende-se com as declarações do gootecks, cara presente no emote, que incentivam aos acontecimentos que se passaram na passada tarde nos Estados Unidos da América.
No Twitter, o co-fundador da Cross Counter TV e entertainer de esports, colocou-se do lado das manifestações que invadiram o Capitólio em Washington.
Acusou ainda o Twitter de estar a controlar as comunicações e a censurar as publicações relativas aos acontecimentos passados na capital dos E.U.A.
We’ve made the decision to remove the PogChamp emote following statements from the face of the emote encouraging further violence after what took place in the Capitol today.
— Twitch (@Twitch) January 7, 2021
A Twitch garantiu que pretende manter o sentimento e utilização habitual do emote PogChamp. Segundo o comunicado, estão a trabalhar com a comunidade para lançar um novo emote inspirado no mesmo.
Para já, o gootecks ainda não se pronunciou quanto à remoção do seu emote. Já não é a primeira vez que a Twitch remove um emote, tendo removido o TwitchCop, que mostrava uma polícia a apitar, em junho de 2020, alegando possíveis usos negativos do mesmo.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.