Captura de ecrã por: Valve

A horas do seu início, a 2ª temporada da RCL Advanced está a ser alvo de desistências por ligações da organizadora ao governo russo.

No dia 8 de fevereiro, uma investigação do Players, portal informativo ucraniano, expôs as afiliações e documentos que colocam a RESF (Federação Russa de Esports) como entidade responsável pelo torneio, bem como a proximidade ao governo de Putin.

Agendada para os dias 11 de fevereiro a 15 de abril, a competição de $20,000 era conhecida previamente como Russian Cybersport League antes da abreviação para RCL, contando nas suas participações com várias organizações de renome no mundos dos Esports.

Na lista original, equipas como TSM, GODSENT, Alliance, MOUZ, BIG ou ENCE (estas três últimas representadas com academias) faziam parte e, Oleksandr Petryk, um dos mais vocais contra o governo russo, apelou para que várias reconsiderassem a sua participação.

Após ficarem a par das afiliações com a investigação difundida pelo criador de conteúdo ucraniano nas suas redes sociais, três organizações de renome já decidiram contra a sua participação e retiraram as suas equipas do torneio, sendo elas ENCE, Alliance e BIG.

A menos de um dia do arranque, é ainda incerto se o torneio irá continuar como previsto ou se irão registar-se mais desistências, existindo já um calendário partilhado para a competição que conta com cobertura da HLTV.

[ATUALIZAÇÕES]

9INE, MOUZ NXT e Astralis Talent também se juntaram ao lote de equipas que abdicaram dos seus lugares na competição. TSM e GODSENT são as desistências confirmadas mais recentes.

Com o abandono de mais organizações como a Permitta, a 2ª temporada da RCL Advanced foi cancelada.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB