dev1ce
Fotografia: ESL

A VALVE lançou durante a noite de ontem um novo conjunto de regras que afetam a forma como os treinadores interagem com o jogo e com a equipa durante jogos oficiais, mas grande parte da comunidade discorda das mudanças e acabou por levar a sua indignação para as redes sociais.

Devido ao problema exposto no final do ano passado onde vários treinadores foram suspensos pela ESIC após ser descoberto que estes utilizaram um bug presente no jogo para ganhar informação privilegiada durante o decorrer dos encontros oficiais, a VALVE decidiu intervir e assumiu uma posição relativamente a esse sucedido.

A partir de agora, e apenas em jogos online (nada é conhecido ainda relativamente a situações em LAN, aquando do seu regresso), apenas os jogadores poderão estar presentes no servidor e na sala de comunicação utilizada, não podendo haver qualquer contacto do plantel com a equipa técnica.

zonic

zonic, treinador da Astralis, é um dos membros da comunidade afetados por esta mudança. Fotografia: DreamHack

Naturalmente, esta mudança trouxe críticas pesadas por parte da comunidade, tanto nacional como internacional. Uma das razões é mesmo o facto de todos os treinadores estarem a ser punidos devido aos erros de outros – aqueles que acabaram por ser suspensos.

Até Nicolai “dev1ce” Reedtz, um dos jogadores da Astralis, levou a sua indignação para as redes sociais através de uma série de tweets irónicos. Esta reação acaba por ser insólita, pois o comportamento público dos jogadores da organização dinamarquesa nas redes sociais é, grande parte das vezes, extremamente correto e foge a este tipo de situações problemáticas.

É importante também apontar para o facto de grande parte das reações poderem estar a ser exageradas devido a má interpretação do que foi comunicado pela VALVE. Um desses exemplos é o facto de uma parte da comunidade referir que os treinadores poderão ficar sem trabalho porque nunca vão estar presentes com os jogadores quando esta limitação apenas foi mencionada para a fase online em que a modalidade se encontra neste momento devido à situação pandémica.

Podes saber mais informações sobre a atualização aqui.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB