Fotografia por: Dota 2 The International (Flickr/@dota2ti)

A Valve está a tomar novas medidas para combater o smurfing, mas inadvertidamente está a afetar os profissionais do Dota 2.

O combate aos smurfs é uma luta constante que as produtoras de videojogos competitivos têm tentado vencer desde que existem sistemas de ranking. Um smurf nada mais é que um jogador de alta patente que cria uma conta secundária para jogar entre adversários de menor habilidade, normalmente com o propósito de ajudar outros jogadores a subir nos ranks, afetando a experiência geral de outros jogadores que estão corretamente associados a uma rank.

Empresas como a Valve e a Riot Games têm regras claras contra a criação de contas secundárias, mas nunca tiveram uma mão firme contra estas atividades, contudo, isso tem mudado. No caso da Valve, a empresa começou recentemente a banir jogadores que tenham comprovadamente outras contas, independentemente se são ou não jogadores profissionais.

Uma das razões para a imposição destas novas regras deve-se à dificuldade de jogadores de ranks mais altos encontrarem jogos, dado que os seus companheiros estão a jogar em contas de nível consideravelmente mais baixo, não entrando nas mesmas filas de jogo.

As novas regras e posição mais afirmada da Valve têm tido uma reação positiva entre a comunidade, mas nem todos estão contentes. Há jogadores, como o caso de Seleri e Ace, ambos da Gaimin Gladiators, que estão a levantar outro problema que surgiu com as novidades.

Dada a dificuldade de encontrarem jogos nos ranks mais altos, que chegam a demorar mais de 1 hora até encontrar, os dois colegas de equipa recorriam a contas smurf. Através destas contas, encontravam jogos mais rapidamente e podiam jogar juntos.

Com a obrigação de só poderem jogar na sua conta principal, Seleri pergunta agora se há alguma outra solução viável para jogarem, ou se só poderão jogar juntos em “torneios e treinos de equipa“.

Quando questionado por um fã sobre qual seria a solução alternativa, o jogador profissional refere que podia ser criado um MMR de grupo, separado do ranking para tornar o boosting inútil. Esta poderá ser uma boa solução, mas só a Valve poderá dar a última palavra quanto à sua viabilidade.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

, ,
PUB