Fotografia: PGL

A Cloud9 despediu-se do IEM Chengdu com apenas uma vitória mas em risco esteve ainda a conta do capitão Kirill “Boombl4” Mikhailov, alvo de uma tentativa de roubo.

Foi por pouco que o capitão da Cloud9 não arriscou perder todo o inventário na sequência de uma tenttiva de scam durante o torneio que deliciou os fãs chineses na última semana.

A história partilhada pelo analista da Cloud9 “F_1N” deu conta de uma arrojada forma de roubo. O autor do ataque tentou convencer “Boombl4” a transferir todas as skins para a sua conta, recorrendo a mensagens no chat de steam.

Tudo aconteceu no dia do último jogo da Cloud9 no IEM Chengdu, que acabou com derrota frente a FaZe por 2-0 e ditou a eliminação do quinteto da região CIS.

Kirill foi kickado do Counter-Strike e ficou sem avatar e lista de amigos na conta. O nome da conta foi alterado e na descrição a mensagem referia: “Pre-VAC”.

O autor do scam tentou convencer que a conta do IGL da Cloud9 estaria a passar por um processo de VAC ban. O suspeito decidiu fazer-se passar por um administrador da Steam e aconselhou “Boombl4” a transferir todas as skins para uma nova conta nas 24 horas seguintes à mensagem.

O staff da ESL acabou por ajudar o atleta russo a resolver o problema, enquanto o suspeito aconselhava o jogador a transferir as skins para um amigo ou a arquivá-las numa ‘storage unit’.

O processo acabou por ficar totalmente resolvido cerca de três horas depois do início da tentativa de roubo, com o suspeito a ter conseguido acesso à API Key de “Boombl4” e executando algumas ações que, por norma, ninguém além do utilizador dono da conta consegue.

A Cloud9 acabou por ser eliminada com apenas uma vitória na prova frente à Wildcard e somando derrotas frente a FlyQuest e FaZe.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB