O League of Legends World Championship 2023, ou Worlds, está a menos de dois meses do jogo inaugural.
A maior competição anual de League of Legends, os Worlds, estão cada vez mais próximos e já estão apuradas quase todas as participantes no torneio. Com apenas quatro vagas de vinte e duas em aberto, só há uma garantia, a campeã de 2022 (DRX) não estará presente.
Ainda há várias competições por fechar, mas apenas LEC, LCS, CBLOL e VCS não têm já todas as vagas atribuídas. Começando já pelo LEC, a liga da região EMEA, temos a MAD Lions e a G2 Esports já garantidas na fase principal do torneio. Team BDS e Fnatic vão agora disputar a última vaga direta desta região no torneio; a equipa derrotada irá jogar um playoff (WQS) com a Golden Guardians (LCS) para garantir uma vaga extra para a sua região no play-in dos Worlds.
No caso da liga americana, LCS, todas as vagas estão definidas. NRG, Cloud9 e Team Liquid seguem diretamente para o torneio, ao passo que a, já referida, Golden Guardians vai disputar o Worlds Qualifying Series (WQS).
Também garantidas no Main Event estão as vagas do LCK (Coreia do Sul) e da LPL (China). A jogar em casa estarão a Gen.G, T1, KT Rolster e Dplus (ex-DAMWON), deixando de fora a DRX, atual campeã em título. Da China chegam a JD Gaming, Bilibili Gaming, LNG Esports e Weibo Gaming; notando-se as ausências de pesos pesados como TOP Esports, ou EDward Gaming.
No play-in já se encontram a CTBC Flying Oyster (Taiwan), DetonatioN FocusMe (Japão), GAM Esports (Vietname), PSG Talon (Hong Kong/Pacífico) e Rainbow7 (México/LATAM). Para além da vaga que será atribuída a LCS ou LEC, dependendo do resultado do WQS, falta apurar a campeã brasileira entre LOUD e paiN Gaming, e mais uma vaga do Vietname.
As duas vagas regionais que faltam no play-in serão apuradas no dia 9 de setembro, ao passo que a vaga do WQS será disputada já na Coreia do Sul, no dia que antecede a inauguração dos Worlds 2023, 9 de outubro.
Os Worlds serão disputados entre os dias 10 de outubro e 19 de novembro, ao vivo na Coreia do Sul. As cidades de Seoul e Busan vão receber os jogos que passarão por quatro palcos: LOL Park, KBS Stadium, Sajik Arena e, para a grande final, Gocheok Sky Dome.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.