Imagem de Treinador português de Apex Legends lesado em milhares por ex-colega
Fotografia por: EA/Joe Brady

Está instaurada a polémica na comunidade de Apex Legends – Francisco “Esteves33” Esteves, campeão mundial, está em disputa com Kyllian “zhidan” Brun.

Atualmente na Natus Vincere, o técnico português atingiu o ponto mais alto da sua carreira no início deste ano com a conquista do ALGS 2024 Championship, mundial da modalidade que venceu com Filipe “Hiarka” Morgado na GoNext.

Esse triunfo reverteu uma verba de $600,000 que foi dividida pelos três jogadores, acabando os elementos por transferirem uma parte do seu prémio para o treinador, acordo que não terá sido respeitado pelo agora ex-jogador francês da NAVI.

Após a transferência para a organização ucraniana, a estadia de zhidan no trio não durou mais de dois meses, acabando por ser removido do lineup ativo e, mais tarde, visto o seu contrato ser terminado pela organização no início deste mês.

Nas suas redes sociais, Esteves33 partilhou a sua versão dos factos com conversações entre as duas partes a sustentarem a “promessa” de um pagamento de $26,000 que nunca chegou, tendo sido anexados documentos de faturação para o atleta francês.

Essa publicação motivou uma troca de acusações que está a criar drama no Apex Legends – do seu lado, zhidan já manifestou que não tem qualquer interesse em pagar esse montante, afirmando que se trata do seu dinheiro e que foi enganado:

“Disseste-me (Esteves33) que ia ficar no banco e ser pago até ao fim (fevereiro de 2026), por causa disso, rejeitei muitas propostas de outras equipas porque não compensava deixar a NAVI (…) arruínaram os meus planos para o resto do ano”.

Kyllian Brun diz que esse afastamento lhe custou mais de $40,000 que iria receber até ao final do seu contrato, dando a entender por diversas vezes que incentivou o português a recorrer à via legal para a resolução deste litígio entre campeões mundiais.

A ironizar e fazer troça da situação nas suas redes sociais, zhidan vai entretendo um clima hostil que lhe está a valer muitas críticas entre membros e fãs do Apex Legends, não estando à vista uma solução amigável para o caso do técnico português.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB