O Roblox, um dos maiores e mais antigos jogos sandbox, foi oficialmente banido na Turquia sem uma explicação clara, excepto alegadamente ter “conteúdo que pode levar à exploração de crianças”.
Pelo menos esse foi o termo utilizado por Yılmaz Tunç, o Ministro da Justiça da Turquia. Tunç revelou numa publicação na sua conta pessoal do X esta decisão invocando a “Lei para a Regulação de Publicações Feitas na Internet e Combater Crimes Cometidos Através Dessas Publicações“.
Segundo o Ministro da Justiça, o Gabinete do Procurador-Geral de Adana terá apurado que o jogo teria conteúdo que poderia levar à exploração de crianças. Nenhuma explicação concreta sobre o motivo da invocação desta lei foi dada até ao momento.
Apesar disso e quando a publicação foi realizada, o jogo e o site do mesmo já estavam inacessíveis em todo o território nacional.
A Roblox respondeu prontamente à notícia, revelando que vai tentar trabalhar com as entidades locais para voltar a ligar o jogo em território turco. Reforça ainda que “ao longo de quase 20 anos fizemos do Roblox uma das plataformas mais seguras para os jogos utilizadores, especialmente os mais novos“.
Çocukların istismarına neden olacak içerikler barındırması sebebiyle Roblox isimli oyun platformuna ve uygulama marketlerindeki linklerine, Adana Cumhuriyet Başsavcılığı tarafından yürütülen soruşturma kapsamında “İnternet Ortamında Yapılan Yayınların Düzenlenmesi ve Bu Yayınlar…
— Yılmaz TUNÇ (@yilmaztunc) August 7, 2024
Lê as últimas novidades dos esports aqui.