Fotografia por: Hara Amorós / Riot Games / LVP

A Gentle Mates é a nova integrante das próximas duas temporadas da VALORANT Champions Tour: EMEA League.

Como se costuma dizer na gíria dos esports, a região EMEA adora uma boa história do patinho feio. Contra todas as expectativas e depois de começarem com o pé esquerdo a fase de playoffs do VCT 2023: Ascension EMEA, esta equipa francesa alcançou o sonho do VALORANT europeu.

Esta formação começou por cair 2-0 frente à Acend no início das eliminatórias. Seguiu para eliminar os portugueses da SAW na Lower Bracket por 2-1 numa série que podia ter caído para qualquer lado.

Já na final da Lower Bracket, e novamente contra a Acend, os franceses elevaram-se e derrubaram a titã europeia por 3-0. Seguiu-se o derradeiro duelo frente à Apeks por uma vaga nos próximos dois anos da VCT: EMEA League.

Quando muitos já davam como garantida a passagem da norueguesa Apeks, eis que surge uma surpresa. A Gentle Mates abriu com uma vitória em Haven por 13-6, seguindo para novamente vencer em Ascent, desta vez por 13-10. No último duelo, e com a Apeks encostada às cordas, a formação italiana ainda permitiu algumas rondas iniciais, mas recuperou a tempo de sair na frente e conquistar a grande final por 3-0.

A equipa vai juntar-se a BBL Esports, Fnatic, FUT Esports, Giants, Karmine Corp, KOI, NAVI, Heretics, Liquid e Vitality na maior competição da região EMEA. A vaga é válida por dois anos e através desta liga regional, a formação francesa fica com acesso aos maiores torneios do mundo como o Masters ou o Champions.

A organização vai agora receber um apoio anual diretamente da Riot Games, que pode ascender aos 1.5 milhões de euros, para se mudar para Berlim e estabelecer uma posição na cidade alemã.

Este foi o resultado do VCT EMEA Ascension 2023: 

Lugar

Equipa

Prémio

Gentle Mates EMEA League 2024
EMEA League 2025
Apeks
Acend
SAW
5/6º Digital Athletics
5/6º FOKUS
7/8º CGN Esports
7/8º Team Falcons
9/10º Dsyre
9/10º Case Esports

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB