Num anúncio talvez um pouco inesperado, o Ministro Chinês dos Recursos Humanos e Segurança Social, anunciou no meio de uma lista de novas profissões, duas específicas aos mundo dos esports. Essa duas profissões agora oficializadas pelo governo chinês são profissional de esports e operador de esports e englobam as seguintes vertentes:
Profissional de esports: engloba todos os intervenientes que actuam, apresentam e jogam em torneios oficiais. Engloba também jogadores que treinem com outros jogadores profissionais. Não é claro que treinadores estejam inseridos nesta secção mas é apenas correto deduzir que sim.
Está também associado a este título, indivíduos que pratiquem account boosting, prática que é banível em praticamente todos os títulos reconhecidos de esports e é um assunto bem activo no bioma da comunidade chinesa. Pode não passar de uma má interpretação do título “account boosting” mas até haver esclarecimento, teremos de aguardar.
Operador de esports: nesta secção estão incluídos todos os organizadores de torneios ou eventos relativos a esports bem como os criadores de conteúdo.
Este é um enorme passo para a cena de esports chinesa e jogadores estarão salvaguardados pela lei com direitos de trabalho e acesso aos devidos ordenados. Mas mais importante o facilitado acesso a autorizações de viagem para o estrangeiro, problema que dificultava a movimentação de jogadores chineses para equipas fora do país.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.