Fotografia por: StarLadder

Patrik “Zero” Žúdel colocou mãos à obra e lançou um programa para combater um problema apontado pelo mesmo ao CS:GO – a falta de proteção auditiva.

Foi no dia 26 de janeiro que o atual jogador da GamerLegion fez uso das suas redes sociais para chamar atenção à frequência do som das flashbangs (2600hz) e o seu volume, alegando que as mesmas provocam dano no sistema auditivo.

O tópico circulou na comunidade e gerou vários pedidos para a Valve resolver o assunto, especialmente quando se tem em conta as potenciais implicações do mesmo. Agora, uma solução existe e foi lançada para ajudar todos os interessados.

Já aprovado pela FACEIT e 100% livre de deteção no sistema VAC, este programa simplesmente baixa o volume do csgo.exe em três cenários: quando o jogador morre, quando o jogador é flashado por alguém e quando a bomba plantada explode.

Não existe risco no seu uso uma vez que não interfere diretamente com o jogo, fazendo apenas uso das definições do misturador de volume no Windows. Adicionalmente, não existem desvantagens para quem quer competir e preservar a sua audição.

Quando morto, o jogo permanecerá com um volume baixo até ao próximo freezetime, já nas restantes situações o volume apenas irá estar reduzido para a mesma duração do barulho a evitar: nos primeiros testes, a exposição foi reduzida até 50%.

O uso deste programa ajudará a evitar o aparecimento de “tinnitus”, um zumbido que Zero chegou a desenvolver após ter sido expostos a estes barulhos durante 9 anos de jogo, suspeitando que foi o acumular destas situações que conduziu a isso.

O download pode ser feito no github, sendo estas as instruções de utilização:

  • Download (poderá ser marcado como ficheiro perigoso pelo Chrome/Windows Defender)
  • Colocar o “gamestate_integration_VolumeFix.cfg” em “Steam\steamapps\common\Counter-Strike Global Offensive\csgo\cfg
  • Correr o .exe (As definições podem ser ajustadas no settings.txt) (P.E: “flashVolume”: 1.0 não altera o volume, “flashVolume”: 0.30 reduz o som para 30% quando flashado)
  • Para desligar, clique direito no ícone do sistema e “Sair”

Em atualizações futuras, o PatrikZero CS:GO Hearing Protection terá suporte para Linux, bind para alterar entre volume baixo/alto, redução para remoção do capacete (Headshot) e Toggle para o programa.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

PUB