Depois de muita tinta corrida nos media especializados e várias batalhas legais, a Microsoft concluiu a compra do século. As equipas do grupo Activision Blizzard King e os seus jogos serão integrados na família Xbox.

Aquela que foi indiscutivelmente a aquisição mais mediática de sempre da história dos videojogos está finalmente completa. Depois de mais de um ano e meio entre o anúncio da intenção de compra e a finalização da mesma, a Activision Blizzard King faz agora parte da Xbox.

Como já se soube ao longo de todo o processo, os jogos do grupo ABK vão ser gradualmente adicionados ao Xbox Game Pass, e estão a caminho vários exclusivos, ainda por revelar, das consolas Xbox.

Esta compra é um golpe gigante no mercado que adicionar 14 estúdios e dezenas de equipas de desenvolvimento à família Xbox: Activision Publishing, Blizzard Entertainment, Beenox, Demonware, Digital Legends, High Moon Studios, Infinity Ward, King, Major League Gaming, Radical Entertainment, Raven Software, Sledgehammer Games, Toys for Bob, Treyarch e outras equipas mais pequenas.

O negócio é o maior de sempre desta indústria, ascendendo aos 68,7 mil milhões de dólares eclipsando as compras da Zynga pela Take-Two Interactive ($12,7 mil milhões), a compra da Supercell pela Tencent ($8,6 mil milhões) e a aquisição da ZeniMax, Bethesda e ID, também pela Microsoft ($8,1 mil milhões).

Agora resta aguardar por novidades para saber qual será o próximo passo desta aquisição agora confirmada. Um dos rumores que já corre nos media é o possível regresso da série Guitar Hero, em suspenso desde 2015, que parece interessar os responsáveis da Xbox.

Como parte das negociações com os reguladores financeiros, devido a preocupações com o monopólio da Xbox sobre o cloud gaming, a Activision Blizzard King vai lançar os seus jogos no catálogo da Ubisoft+. Esta novidade fez parte do acordo com a CMA e já está confirmada pelas duas partes.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB