Um dos mais influentes artistas do século XXI no mundo dos videojogos, o bulgaro Viktor Antonov, deixou-nos nos últimos dias.
Viktor Antonov é indiscutivelmente um dos artistas que mais moldou a forma como os mundos ultra industrializados distópicos são representados no mundo dos videojogos. O artista, natural de Sofia, na Bulgária, trabalhou na Valve no início dos anos 2000, depois de ter iniciado a sua campanha nos videojogos na Xatrix Entertainment, um pequeno estúdio que depois acabou absorvido pela gigante Treyarch.
Na Valve definiu o que os jogadores esperam de um ambiente altamente tecnológico, cinzento e industrializado quando assumiu o papel de diretor de arte no Half-Life 2, jogo que influenciou inúmeros FPS de estória que se seguiram. A sua arte foi a principal inspiração para a criação da mítica City 17. A sua influência é também mencionada no Counter-Strike: Source, jogo onde recebe menção nos créditos.
Depois do seu percurso na Valve rumou à Arkane Studios onde pode expandir no género de arte que o definiu, sendo creditado como principal responsável pelo aspecto e ambiente de Dunwall, principal palco do Dishonored.
Foi também diretor de arte no Wolfenstein: The New Order, consultor em Fallout 4, Dishonored 2, no reboot de Doom e no Prey, tudo jogos dentro da ZeniMax, empresa que serviu como supervisor de design.
A sua morte foi anunciada por antigos colegas da Valve e da Arkane que enviaram as suas condolências à família e recordaram o seu brilhantismo artístico.
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