Fotografia por: LVP/Hara Amorós

A nova liga regional de VALORANT que prometia reunir Espanha, Itália e Portugal, vai arrancar sem uma organização lusa.

Depois dos problemas com a inclusão dos membros que constituíam a SAW, Portugal ficou fora das 10 organizações apresentadas para a época de 2025 de VALORANT no sudoeste europeu. A LVP revelou hoje as 10 organizações que vão integrar a competição, contando com 3 italianas, 6 espanholas e uma convidada, que também tem sangue espanhol.

A nova constituição da Rising 2025 será:

HGE Esports – Itália
NOVO Esports – Itália
DNSTY – Itália
UCAM Esports – Espanha
KPI Gaming – Espanha
Ramboot Club – Espanha
FALKE Esports – Espanha
ZETA – Espanha
Barça Esports – Espanha
KOI Academy – Convite

Apesar de nenhuma organização ser portuguesa, isto não invalida que tenham equipas portuguesas no seu núcleo, mas no geral ainda não revelaram os seus plantéis finais para 2025.

Quanto à competição em si, a expansão da liga de 8 para 10 equipas traz também mudanças de formato. A VCL Rising passará a ter 3 Splits em 2025, sendo que os dois primeiros serão no formato clássico, com um temporada regular e respectivos playoffs. No Summer Split, as 10 equipas serão divididas em dois grupos de 5, com toda a fase a ser disputada em Bo3.

Os vencedores dos primeiros dois Split irão representar a região no Challengers EMEA, uma nova competição internacional que dá pontos para o Ascension. No verão, as 4 organizações que tiverem mais pontos de circuito vão competir numa Final Four, as duas finalistas competem no último Challengers EMEA do ano.

Quanto à despromoção, as duas equipas com menos pontos no final de cada split jogam entre si para apurar quem fica na liga. A derrotada tem de competir com uma equipa em ascensão pelo seu lugar, vindo do Premier e Circuito Tormenta, que podem ser de qualquer um dos 3 países.

O VCL Spain Rising começa no dia 12 de janeiro.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.