O VALORANT está finalmente a chegar às consolas quando se prepara para comemorar 4 anos de vida nos computadores.

Desde o seu lançamento que se pede que VALORANT fosse lançado nas consolas e a Riot Games ouviu os fãs e cumpriu com a sua missão. O FPS da empresa que nos trouxe League of Legends vai finalmente fazer a sua estreia na PlayStation 5 e na Xbox Series X|S no próximo dia 14 de junho.

Este lançamento estará, para já, limitado aos Estados Unidos da América, Europa, Japão e Canadá, chegando pouco depois às restantes regiões. Esta ainda será uma versão Beta limitada, mas já permitirá aos jogadores experienciar o jogo normalmente.

Para trazer a experiência quase integral da versão de PC, o jogo sofreu muito poucas alterações, mas infelizmente não terá Cross-Play entre consolas e computador. A razão para esta decisão prende-se com a integridade competitiva do jogo, dado que apesar de poucas, há alterações entre as duas versões. Apesar de separados, os jogos manterão o mesmo calendário de lançamentos, sendo que novas atualizações chegarão sempre em simultâneo.

A principal alteração que o jogo terá nas consolas será a introdução do Focus, um novo modo de disparo que se assemelha ao habitual dos FPS nestas plataformas. Segundo Arnar Gylfason, Diretor de Produção do jogo, a empresa teve de criar este sistema porque o habitual Hip-Fire do jogo, que parece natural em PC, não resultava em comando. Basicamente este sistema, é um Hip-Fire, mas com sensibilidade de movimento de mira reduzida, de forma a facilitar o apontar das armas. O ADS também se mantém e funciona aqui como um sistema “irmão” do Focus.

Para encaixar o FPS no formato de consolas, este foi o esquema a que a Riot Games chegou:

Este foi o esquema de controlos escolhido para o VALORANT na Xbox Series X|S, mas é possível usar outros.

Para além da criação do Focus, o jogo não sofreu outras alterações de fundo, sem ser na navegação de Menus, que teve de ser ajustada à ausência de um rato. Dentro do jogo, também surgem apenas algumas mudanças ao HUD que passa a ter indicações apropriadas para a consola em que estamos a jogar.

Vê aqui algumas imagens do jogo a funcionar na Xbox Series X|S e na PlayStation 5:

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB