Aproxima-se a temporada de 2025 e a Riot Games já revelou os planos para o VALORANT Path to Pro no próximo ano.
A Riot Games quer reforçar a sua aposta no Path to Pro, ou Tier 2 e Tier 3, do seu FPS, o VALORANT. Este caminho que liga as ligas mais pequenas até às ligas internacionais tem sido severamente criticado por jogadores e organizações ao longo dos anos, mas a Riot quer tentar mudar a opinião do público.
As primeiras regras, destinadas às ligas internacionais, já estavam nos planos da empresa e prendem-se com o facto de que estas não terão mais de 12 equipas, as equipas que sobem da Ascension passam a ter um contrato válido de 1 ano, invés de 2, e introduzir uma proteção para as equipas que sobem.
Traduzindo por posições reais, esta última mudança significa que as equipas que sobem através da Ascension não serão automaticamente despromovidas no fim do contrato dependendo de alguns fatores. Caso uma equipa consiga o top 4 na respectiva liga internacional, esta recebe uma extensão de contrato por mais 1 ano, caso faça top 8 na liga terá o direito de defender o seu lugar contra equipas da Ascension, caso falhe os playoffs do Stage 2, ou seja, fique entre a 9ª e a 12ª posição, será automaticamente despromovida para uma liga Challengers.
Outro ponto de ataque da Riot Games em 2025 passará por dar a oportunidade a equipas do Premier de lutar por duas vagas no Stage 3 da respectiva liga Challengers. Isto irá acontecer através da criação de uma nova Invite Division que reúne as melhores equipas da Premier e dará a possibilidade de estas lutarem por um lugar na maior competição do seu país ou região, mas não através de simples Relegations, e sim através de um torneio/liga específico.
As ligas Challengers também terão um reforço no seu calendário competitivo, para evitar um período tão grande de inatividade como tem acontecido até agora após o fim do Ascension. Para isto foi introduzido um novo Stage que decorre entre outubro e dezembro de forma a manter a atividade e a competição no Tier 2 durante todo o ano, mesmo após o fim da época competitiva de Tier 1.
Podes ler todas as alterações e explicações da Riot Games num longo post que lançaram aqui:
— VALORANT Champions Tour (@ValorantEsports) December 11, 2024
Lê as últimas novidades dos esports aqui.