A Twitch viu-se recentemente envolvida em polémica após realizar alterações às diretrizes de transmissão que não agradaram aos utilizadores e criadores de conteúdo da plataforma.
As grandes mudanças limitaram os criadores de conteúdo no que diz respeito a parcerias comerciais com marcas externas, sendo que estariam a partir daquele momento impedidos de transmistir spots publicitários que não fossem os disponíveis através da Twitch, essencialmente reduzindo a receita que estes poderiam gerar. Além disso, a possibilidade de presença dessas marcas nas transmissões foi também extremamente reduzida.
Outras regras foram também impostas, como a impossibilidade de fazer transmissão simultânea para outras plataformas (por exemplo, YouTube/TikTok).
A resposta não se fez esperar pela comunidade, tendo mesmo alguns dos maiores nomes da plataforma expressado o seu desagrado publicamente face às novas regras impostas pela plataforma.
Yesterday, we released new Branded Content Guidelines that impacted your ability to work with sponsors to increase your income from streaming. These guidelines are bad for you and bad for Twitch, and we are removing them immediately.
— Twitch (@Twitch) June 7, 2023
Poucas horas depois, através das redes sociais, a Twitch referiu que estava atenta ao feedback dos utilizadores, e que algumas das novas regras não foram comunicadas corretamente.
Eventualmente, cerca de 24 horas após o anúncio inicial, a plataforma de streaming voltou às redes sociais para confirmar que todas as alterações foram removidas, admitindo ainda que as alterações eram “más para os utilizadores e para a Twitch“.
Apesar do recuo nas mudanças, alguns criadores de conteúdo continuam preocupados com este tipo de decisões e com a forma como são executadas, acreditando que mudanças semelhantes poderão chegar no futuro.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.