O Play In para a BLAST Pro Series de Madrid, que foi anunciado no inicio deste mês, como é obvio deixou toda a equipa da RTP Arena e a comunidade portuguesa de esports extremamente contente não só pela possibilidade de uma equipa portuguesa ter a hipótese de participar num evento do circuito BLAST Pro Series, mas também pela possibilidade de a RTP Arena poder trazer aos ecrãs portugueses a transmissão integral e em português deste qualificador.
No momento do anúncio, a RTP Arena contactou a BLAST Pro Series, da qual somos detentores dos direitos de transmissão exclusivos em português de Portugal para o ano de 2019, a questionar sobre a possibilidade de podermos também transmitir este Play In pela importância e interesse competitivo que o mesmo traz.
Aquando desse mesmo contacto, foi-nos garantido pela BLAST Pro Series que teríamos direito a efetuar a transmissão deste Play In através da disponibilização por parte da LVP de um clean feed da transmissão espanhola para que a RTP Arena pudesse misturar então o som dos comentadores portugueses que a comunidade portuguesa já está habituada a assistir. No entanto, chegado o dia de transmissão, a LVP não disponibilizou o clean feed alegando não ter condições técnicas para o fazer atempadamente. Posto isto, a RTP Arena questionou junto da BLAST Pro Series sobre a possibilidade de ser feita através do servidor de GOTV das partidas e este pedido foi negado uma vez que a BLAST pretende que todas as transmissões com o seu nome sejam feitas através de HUD próprio ou que passe por um rigoroso escrutínio de aprovação feito pela própria RFRSH.
Posto isto, a RTP Arena deparou-se com três alternativas:
1 – Transmitir as partidas sem qualquer som de jogo e apenas com o som dos comentadores.
2 – Transmitir com o sinal misturado fornecido pela LVP em que o público português seria forçado a ouvir os comentadores portugueses a comentar por cima dos espanhóis.
3 – Não efetuar a transmissão e fazer apenas uma pequena emissão para explicarmos ao nosso público o porquê de a emissão não ser feita, uma vez que não seria possível fornecer um produto com os padrões de qualidade que queremos distribuir.
Assim, vimo-nos obrigados a seguir pela terceira alternativa ainda que com a garantia de que a transmissão da meia-final deste Play In e posteriormente a final em LAN já serão transmitidas com a qualidade pretendida com feed fornecido pela LVP.
A RTP Arena aproveita para pedir desculpa a toda a comunidade portuguesa pelo sucedido.
Poderão ainda assim acompanhar a partida dos Vodafone Giants contra os Cream Esports no canal da Twitch da LVP.