Há poucos jogos com a história e a importância de Tetris, mas com 34 anos de vida, este jogo nunca tinha sido vencido por um humano.
Com um terço da idade do jogo, eis que surgiu um improvável herói, o jovem adolescente de apenas 13 anos, Willis “Blue Scuti” Gibson. O aficionado do Tetris conseguiu bater o feito que até hoje apenas computadores programados para o efeito tinham conseguido, o de acabar este jogo com mais de três décadas de vida.
O jovem natural dos Estados Unidos da América, do estado de Oklahoma, demorou cerca de 38 minutos até que conseguiu alcançar o chamado “kill screen”, o momento em que o jogo congela. Dada a idade do jogo e sistema incremental de velocidade, falta-lhe um “último nível” apropriado, sendo que não se esperava em 1985 que alguém vencesse a velocidade do computador, por isso, o “kill screen” é considerado ecrã de vitória do jogo.
O menino já recebeu os louvores da CEO da Tetris, Maya Rogers. A primeira edição do jogo (antes de ser lançado na Nintendo Entertainment System – NES em 1989) comemora 40 anos de vida em 2024, lembrando Maya que este é o melhor momento para esta vitória.
O jogo termina ao nível 157 e com este resultado, que será agora verificado pela Classic Tetris World Championship, o rapaz deverá ter batido os recordes de pontuação, linhas e níveis.
A conquista foi obtida no passado dia 21 de dezembro, e Willis, em palavras ao 404 media, aproveitou para dedicar a vitória ao seu recentemente falecido pai que deixou esta vida no mesmo mês.
Podes ver a aventura completa de Blue Scuti aqui (o momento da vitória chega pouco depois dos 38 minutos):
Lê as últimas novidades dos esports aqui.