Imagem de Alterações em torneios da StarLadder e Thunderpick geram controvérsia

Mudanças a dobrar com contestação comunitária – StarLadder e Thunderpick fizeram alterações na estrutura de campeonatos a serem jogados em 2025.

Organizadora do próximo Major de CS2, a StarLadder obteve aprovação da VALVE para cancelar a fase de grupos da sua LAN em Budapeste, removendo também os qualificadores regionais das Américas e Europa.

Os três qualificadores já programados, bem como os grupos, foram substituídos por um qualificador único europeu a decorrer nos dias 13 a 17 de agosto com 16 convites via VRS Europeu, apurando as quatro melhores para a LAN.

A StarLadder indicou que esta decisão foi tomada para minimizar o conflito de calendários com outros torneios de Counter-Strike 2, mantendo os Playoffs da sua competição em formato presencial nos dias 18 a 21 de setembro.

Apesar de não ter sido amplamente divulgada, também a Thunderpick procedeu a mudanças com clara prioridade ao VRS Europeu, uma “troca silenciosa” que Graham Pitt, manager da Complexity, considerou vergonhosa.

“Mais um evento que removeu 8 a 10 vagas globais e substituiu as mesmas com 12 convites europeus depois de já terem realizado qualificadores na América do Norte e Sul (…) como é possível fazer mudanças tão significativas num evento sem repercursões?”

Estas trocas controversas estão a causar mal estar em equipas que se sentem claramente prejudicadas pela mudança súbita, levando Graham a questionar o próprio VRS e a Valve: “As vossas decisões combinadas com falta de comunicação estão a tornar-se num detrimento claro ao ecossistema (…) Merecemos melhor”

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB